Odontologia no Hospital Albert Einstein

Recebendo atualizações do grupo Odontologia do Brasil administrado pelo diligente colega Marcos Santana (SE), tomei conhecimento da página do serviço de Odontologia do Hospital Albert Einstein (ver http://www.einstein.br/Hospital/oncologia/nossos-servicos/odontologia/Paginas/odontologia-paciente-oncologico.aspx). Pelo que se lê no site, parece ser um serviço focado nos protocolos do paciente oncológico abrangendo o controle da mucosite oral e apoio odontológico ao transplante de medula óssea.

É importante parabenizar a equipe (que infelizmente não é citada no link) pelo espaço conseguido e trabalho realizado, em um dos hospitais mais reconhecidos do país.

Mas acho relevante um comentário sobre o texto inicial do site onde é citado que O Cirurgião-dentista especialista em pacientes com necessidades especiais possui conhecimentos gerais da genética…sendo capaz de proporcionar atendimento odontológico adequado durante tratamento médico e relacionar as possíveis manifestações bucais com a doença do paciente. Lido desta forma, tem-se a impressão que somente o especialista em OPE é capacitado para a atuação nestes pacientes, o que é injusto com outras especialidades e formações.

Penso que é importante se organizar a profissão para que os profissionais capacitados para atuar nas áreas da Medicina Oral sejam reunidos dentro de um espectro único. Esta é a melhor forma de se apresentar uma carreira profissional organizada, além de favorecer o reconhecimento multiprofissional.

_______________________________

Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *