Ata da reunião do GMOH-RJ e Comissão de OH-MO do CRO-RJ

ATA DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE OH-MO DO CRO-RJ E GRUPO DE MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA HOSPITALAR – RJ

(*) REALIZADA NO CRORJ EM 08 DE FEVEREIRO DE 2012 ÁS 18:00H.

Ao 8º dia do mês de fevereiro do corrente ano, às 18:00h, reuniram-se os colegas membros do GMOH-RJ e Comissão de OH-MO do CRO-RJ e demais interessados na referida área,conforme assinaturas no termo de presença, visto que foram convocados em tempo hábil, através de Edital de Convocação enviado por e-mail e postado no blog da Medicina Oral aos senhores para deliberarem sobre os seguintes itens:

1º ITEM: LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR.

Foi lida e aprovada a ata da reunião de 11 de janeiro de 2012.

2º ITEM: APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DO SUBGRUPO ATUAÇÃO PÚBLICA.

O Dr. Paulo Pimentel deu inicio a reunião às 18h20min e as atividades em pauta, convidando o Subgrupo de atuação Pública agendado para a apresentação de suas propostas pelos membros presentes, Dra. Helida Frazão e Dr. Jorge Rocha Silva. Além dos colegas, propostas foram apresentadas também pela colega, Dra. Leila Senna Maia, gentilmente convidada pelo Dr. Jorge, que abrilhantou a apresentação do referido subgrupo com os seus conhecimentos na área que transcrevo a seguir na íntegra, de acordo com o material solicitado, enviado por e-mail pelo colega Jorge.

Relatório da Sub Comissão de Atividades Pública

I – Níveis de Atendimento Odontológico:

Primário – Equipe de Saúde Bucal (ESB) da Estratégia Saúde da Família (ESF), atendimento a nível Municipal. (pagamento de incentivo por parte do Governo Federal).

Secundário – Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – atendimento a nível Municipal (pagamento de incentivo por parte do governo federal).

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – atendimento a nível Estadual e Municipal.

Terciários – Hospitais públicos (emergência / geral / especialidade) – atendimento nos três níveis de atuação (Federal / Estadual / Municipal).

Nas emergências atuação em grande parte do CBMF.

Reunião técnica dos Coordenadores da área de saúde bucal e odontologia hospitalar dos três níveis de atenção.

II – Diagnóstico a ser realizado nos três Níveis de Atendimento Odontológico:

A – Hospitais (Nº de hospitais com saúde bucal / nº de leitos para a saúde bucal e CBMF / Nº de cirurgiões dentistas e suas especialidades / nº de consultórios / infraestrutura / material / insumos / instrumental e equipamentos).

B – Atenção Básica (incluindo o Pronto Atendimento Médico (PAM) / ambulatório especializado / perfil). Nº de consultórios / nº de CD e suas especialidades / infraestrutura / material / insumos / instrumental e equipamentos.

III – Seminários

Internos (Unidades) / Externos (entre unidades e instituições).

IV – Ações conjuntas

Referência e contra referência / capacitação / seminários.

3º ITEM: DEFINIÇÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS NO ANO DE 2012

INCA, Fórum de Bancos de Ossos (informação passada pela colega, Dra Diva Claudia de Almeida), Fernandes Figueira, eventos nas faculdades (UFF, UERJ, ESTÁCIO), SOTIERJ.

4º ITEM: APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DA REUNIÃO COM A SOTIERJ.

Dra. Luciana Teles na reunião de Dezembro de 2011, nos participou que o Dr. Jorge Eduardo Pinto, presidente eleito da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro (SOTIERJ) para o biênio 2012-2013, desejava estabelecer uma comissão de odontologia no órgão e a realização de um simpósio sobre odontologia em UTI.

Então, foi exposto nesta reunião pelo Dr. Paulo Pimentel que em 24/01/12 ocorreu uma reunião na sede da, SOTIERJ, sediada no bairro de Copacabana, com a presença dos membros representantes do GMOH-RJ, as Dras. Ana Schor, Helida Frazão, Luciana Teles e o Dr. Paulo Pimentel; do presidente da SOTIERJ, Dr. Jorge Eduardo Pinto e do administrador, Sr. Marcio Paiva.

Neste encontro foram pautadas estratégias de parceria entre esta importante sociedade médica e o Grupo de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do Rio de Janeiro, vislumbrando a possibilidade de criação de um departamento de Odontologia na SOTIERJ, parceria esta que seria firmada através de um documento enviado ao Conselho Regional de Odontologia, tornando-a dessa forma oficial, pois o GMOH-RJ enxerga que a realização de parcerias entre a Odontologia e as entidades médicas deva estar sempre respaldada pela entidade reguladora da profissão,o CRO, tornando assim, esta e futuras parcerias, sempre com caráter técnico e institucional.

No que tange a proposta da realização de um evento de Odontologia Hospitalar, com enfoque nas Unidades de Terapia Intensiva no Rio de Janeiro, a ideia é que ele ocorra ainda este ano, para divulgação da importância da atenção à saúde bucal na alta complexidade.

Para conhecimento e maiores informações sobre as atividades desta sociedade, basta acessar o seguinte link: Sociedade de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro – SOTIERJ,

5º ITEM: RESUMO DAS ATIVIDADES RELACIONADAS A MO-OH NO 30º CIOSP.

Retornando do CIOSP que ocorreu de 28 a 31 de Janeiro de 2012, Dr. Paulo Pimentel, trouxe notícias para a MOOH. Inicialmente, nos relatou da sala com lotação esgotada no 1º Simpósio de Odontologia Hospitalar do CIOSP, especialmente do grande entusiasmo dos ministradores e da plateia, resultando mais uma vez em sucesso neste importante momento que vive a MOOH, semelhante ao ocorrido no 20º CIORJ.

Com a presença do presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas, foi fundada a Sociedade de DTM e Dor Orofacial – SBDOF, tendo como presidente o Prof. Paulo Conti.

Outro relato que foi feito em decorrência de um encontro informal com o presidente do CROSP, Dr. Emil Razuk, o seu interesse na criação da comissão do CROSP e na certificação de cirurgiões-dentistas pelos conselhos, além da assinatura pelo governador de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, de uma resolução para criação do serviço de Odontologia Hospitalar em mais de 50 hospitais da rede estadual. Estavam presentes nesta reunião, onde se puderam conversar informalmente sobre as situações locais, os representantes das comissões dos seguintes estados: da Bahia (Dra. Sandra Mello, Dr. Antonio Falcão e Dr. Francisco Simões, presidente do CROBA), Amazonas (Dra. Vera Lousada Presidente do CROAM), Pará (Dra. Aline Melo), Rio de Janeiro (Dr. Afonso Rocha, presidente do CRORJ, Dr. Paulo Pimentel e Dr. Héliton Spindola), Rio Grande do Norte (Dra. Maria Cecília Aguiar) e Minas Gerais (Dra. Alessandra Souza) além dos Drs. Paulo Santos e Walmir Mello, entusiastas da Odontologia Hospitalar em São Paulo. E que desse encontro, resultou na propositura de uma nova reunião (no caso, esta seria oficial) das comissões em um futuro próximo.

6º ITEM: ASSUNTOS GERAIS.

a) Foi notificado pelo Dr. Paulo Pimentel a sua pretensão em sair da comissão OH-MO do CRORJ, continuando suas atividades junto ao grupo somente como membro da MOOH que na verdade já o é desde o inicio. A justificativa de tal pretensão seria em virtude de sua dedicação ao site da Medicina Oral onde há ainda colegas que insistem em pensar que tal projeto associado a sua posição junto à comissão, seja na verdade uma autopromoção, favorecendo como consequência, o site. A posição da maioria presente foi de que a posição atual na comissão do Dr. Paulo Pimentel nada tem haver com o projeto pessoal do site. Foi dito, pelo colega, Dr. Jorge Barbosa Pinto, um dos membros da comissão: “Que a mudança, um dia, de uma nova comissão é saudável e necessária já que para tal, necessita de muita dedicação e grandes esforços além de viagens, contatos, gerando com o tempo, o cansaço natural; enfim; que tudo na vida é cíclico e com a comissão não seria diferente, porém, no momento atual pediria ao Dr. Paulo que continuasse este trabalho depois de muita luta e muito trabalho”. Completou dizendo “Que além do mais há projetos em andamento muito importantes e que estão prestes a ser realizar como é o caso da ANEO que tanto para a comissão do CRORJ quanto para o grupo da MOOH será um momento decisivo e importante”. Portanto, ficou aprovado e acordado o desejo da maioria presente pela permanência do Dr. Paulo Pimentel. O mesmo, entendeu, aceitou e acatou a posição e o desejo do grupo.

b) Durante a apresentação das propostas do subgrupo atuação pública, foi colocado pela colega Dra. Leila Sena, que ainda não foi incluída a Comissão de Odontologia Hospitalar e Medicina Oral no site do CRORJ dentro da relação das Comissões Oficiais. Para consulta e ciência sobre o assunto, segue o link do CRORJ: http://www.cro-rj.org.br/diretoria/index.asp

c) E por fim ficou acordado e aprovado pelo grupo que caso não ocorra mais uma vez a apresentação das propostas do Subgrupo Iniciativa Privada na próxima reunião, haverá necessidade de mudança de membros no referido subgrupo.

d) Nada mais havendo atratar, o Dr. Paulo Pimentel deu por encerrada a reunião às 20h10min notificando que a próxima reunião se dará em 14/03/12, quarta-feira, às 18:00hs na sede do CRORJ, agradecendo dede já sua atenção e presença.

Atenciosamente,

Comissão de OH-MO do CRORJ

Coordenação do GMOH-RJ

______________________________

Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *