Entrega dos certificados de conclusão do Curso de MOOH (HFSE/2011)

Em encontro festivo foram entregues os certificados de conclusão do Curso de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar realizado no HFSE em 2011.

O curso de quase 400 horas realizado em um dos hospitais públicos mais tradicionais do país (o primeiro hospital brasileiro a criar um programa de residência médica e também a possuir uma UTI) e reconhecido como Hospital de Ensino pelo Ministério da Educação, teve, além do coordenador, duas profissionais do serviço de Odontologia do HFSE, 6 alunos externos e 6 preceptores, já com experiência em estomatologia, periodontia médica, CTBMF, dor orofacial e DTM e na própria atuação odontológica em alta complexidade.

Durante a realização do curso foram pactuados protocolos de atuação odontológica junto aos demais serviços do hospital, que continuam sendo colocados em prática, valorizando a saúde bucal e os profissionais responsáveis por sua manutenção.

Através de experiências como esta vê-se como é possível a criação de cursos que tenham os cuidados bucais como foco da atuação, sempre multidisciplinar, existente na alta complexidade; trabalhando conjuntamente com os serviços de saúde do hospital e da própria rede do SUS no estado.

Outra observação do curso é que nas centenas de horas de sua realização, os alunos e preceptores se dividiram por todas as dependências do hospital (centros cirúrgicos, ambulatório, enfermarias e UTIs), desde que fosse parte do protocolo ou que houvesse demando pela saída do profissional do ambulatório de Odontologia.

Abaixo foto do coordenador do curso e de quatro dos alunos (Luiz Ponciano, Isabela Castro, Luzia Mitsuuchi e Adriana Mattos) que receberam seus certificados, “com louvor”. Todo agradecimento à chefia do Serviço de Odontologia, à Divisão de Ensino e Pesquisa e à Divisão Médica do HFSE que autorizaram o curso e propiciaram uma experiência das mais agradáveis a todos os envolvidos na atividade.

2 respostas para “Entrega dos certificados de conclusão do Curso de MOOH (HFSE/2011)”

  1. Todo meu agradecimento ao coordenador do curso Dr. Paulo Pimentel pela oportunidade de participar como preceptora. Foi muito rico viver a Odontologia Hospitalar de forma plena.
    Obrigada a todos os alunos e preceptores.

  2. E meu agradecimento à Dra. Luciana Teles pelo auxílio na área da periodontia médica e na organização administrativa do curso.
    A ideia dos preceptores foi importante para agregar formações diversas em prol da MO-OH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *