Asmáticos graves: tome cuidado!

Em reportagem da BBC é citado que um terço dos pacientes asmáticos pode correr risco de acidente fatal, mas estes mesmos pacientes subestimam a situação delicada a que estão expostos. Através de um simples teste recomendado pela organização Asthma UK (veja no link abaixo), é possível identificar estes pacientes mais graves e prestar mais atenção para se evitar as crises.

Apesar de não citados na reportagem, nós dentistas também devemos cuidar para que uma crise asmática grave não ocorra em decorrência de procedimentos ou condutas odontológicas, afinal o stress do tratamento dentário pode ser deflagrador da crise. Lembrar ainda que a prescrição de certas drogas para asmáticos, como por exemplo os AINES, deve ser feita com muito cuidado, ou até evitada. Importante também a necessidade de kits de emergência no consultório dentário para lidar com episódios de dispneia grave, ou ainda, a indicação de realização dos procedimentos em ambiente hospitalar.

A possibilidade do uso dos inalantes provocarem alterações na saúde oral nos pacientes é um fator a mais na avaliação dos casos.

A reportagem completa da BBC pode ser visualizada em http://www.bbc.co.uk/news/health-17892523.

E faça aqui um teste de detecção da asma severa clicando na imagem abaixo (minta na primeira pergunta para seguir adiante…).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *