Ode à Estomatologista

O texto de abaixo, de autoria do Dr. Alexandre Giannini, foi publicado na SOBELIST em resposta à mensagem da Profa. Elisa Janini divulgando o próximo curso de Estomatologia da UFRJ.

________________________________

Cara Dra. Maria Elisa Janini,

Em primeiro lugar, como Estomatologista, tenho de lhe parabenizar por possuires, assim como o Dr. Abel Cardoso, o Dr. Fábio Ramoa, a Dra. Marília Heffer Cantisano e a Dra. Ruth Tramontani Ramos, todas pessoas de ilibada moral e caráter, uma visão do FUTURO da Odontologia.

Não posso deixar de registrar aqui um fato ocorrido no último CIORJ, e que divido com os colegas, para reflexão. Fui eu, (que aos 40 anos me especializei com muito orgulho em Estomatologia pela UERJ) apresentado por uma amiga, á um grupo de futuras dentistas, alunas da UERJ. Pergunta natural entre o grupo dos dias de hoje: Vai fazer pós em que? No que ouço uma chuva de “Implanto”, “Prótese”, e algumas “Buco” e “Endo”… Então, minha amiga me introduziu ao grupo, dizendo: Este é o Alexandre, meu amigo que é Estomatologista… Resposta seca de uma das mais jovens: – “Nossa, tem louco pra tudo!” Me segurei para não ser indelicado, os olhos das jovens voltados para mim, que só encontrei auxílio em Fernando Pessoa… “Sem a Loucura que é o Homem, mais que a besta sadia, cadáver adiado que procria?”

Não sei, mas parece que ela não entendeu muito bem, e tipo assim achou esse “tio” ainda mais louco… Sim, sigo louco, pois a loucura de se fazer o que se ama, de saber que se pratica o bem, e que nossa categoria só terá um lugar no sistema de saúde se começar a entender do paciente como Pessoa, como ser humano, não como um pedaço de tecidos duros e moles de alta rentabilidade Atualmente nem tão alta assim…).

Vamos LEVANTAR a odontologia e a visão que a Estomatologia dá (aos que tem Olhos de ver) é uma das melhores. Recomendo aos jovens, muito estudo, dedicação, amor a si e aos pacientes e alguma LOUCURA

Abraços fraternos, seu “xará” fonético, Alexandre Giannini ESTOMATOLOGISTA CRO-RJ 24897

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *