Nefrologia e Periodontia

Fonte: http://www.revistasobrape.com.br/arquivos/marco_2011/artigo11.pdf

RESUMO

A doença periodontal (DP) e a doença renal crônica (DRC) apresentam vários fatores em comum, os quais tanto são fatores de predisposição e/ou agravamento da DP quanto são causa, progressão, comorbidade/mortalidade ou risco de agravamento da DRC, principalmente no que tange à inflamação.

Os estudos que correlacionam ambas as doenças são escassos, contraditórios, com metodologia variada, e a grande maioria refere-se especificamente à relação da DP com a DRC em terapia renal de substituição (TRS) de hemodiálise (HD).

Os trabalhos relacionados à DP e DRC nas suas fases de progressão e em TRS de diálise peritoneal não elucidam, de forma suficiente, a possível relação ou não entre as duas doenças.

Apesar desta limitação, parece haver uma viabilidade de correlação positiva ente ambas as doenças, em uma relação bilateral de causa-efeito, além de maior prevalência e severidade da DP na TRS em HD, que em diálise peritoneal, tendendo a diminuir sucessivamente em pacientes pré-diálise.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura discutindo a possível relação entre a DP e a DRC em suas fases de progressão e na TRS em hemodiálise e diálise peritoneal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *