Cirurgião dentista lidera a saúde contra fundações

Ter conhecido o Jorge Barbosa Pinto foi uma das minhas maiores conquistas pessoais nos últimos anos desde quando começamos o movimento da Odontologia Hospitalar e Medicina Oral aqui no Rio de Janeiro.

Estomatologista, especialista em Pacientes Especiais, em Ortopedia Funcional dos Maxilares e referência em uma das instituições mais respeitadas da saúde no Brasil, o HEMORIO, o CD Jorge Barbosa agora também lidera um movimento em seu hospital contra a substituição de funcionários estatutários por outros provenientes de fundações.

Particularmente, apesar de ser um funcionário estatutário em duas esferas públicas da saúde, não tenho opinião formada sobre o assunto. Mas, reconheço que as motivações para as privatizações na saúde não podem deixar de levar em conta a situação presente da instituição.

Assim, o padrão de qualidade administrativo e técnico do HEMORIO deveria colocá-lo em último lugar na lista de prioridades para privatizações, afinal, é um dos hospitais mais premiados nacional e internacionalmente por sua eficiência, além de ter enorme reconhecimento pelos pacientes lá atendidos. Pergunto então qual o critério que justifica sua modificação administrativa.

Independente de opiniões pessoais sobre o tema, devemos parabenizar o colega (meu amigo) Jorge Barbosa por seu papel de liderança dentro de seu hospital. A Odontologia Hospitalar precisa de profissionais respeitados e atuantes como ele.

Parabéns Doutor Jorge. Estamos contigo nesta luta.

Abaixo algumas das notícias recentes de seu envolvimento com a campanha de resistência contra a privatização na saúde:

http://www.sindsprevrj.org.br/jornal/secao.asp?area=13&entrada=6019

http://odia.ig.com.br/portal/o-dia-24-horas/profissionais-de-sa%C3%BAde-fazem-manifesta%C3%A7%C3%A3o-no-centro-1.503629

http://oglobo.globo.com/rio/protesto-deixa-transito-intenso-na-rua-frei-caneca-6426234

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/10/17/servidores-da-saude-fazem-manifestacao-em-frente-ao-hemorio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *