Mais residências multiprofissionais para os cirurgiões dentistas

Mais residências multiprofissionais serão disponibilizadas em 2013. Infelizmente para nós dentistas, nenhuma delas em programas que tenham tido o aval do CFO (com exceção das que envolvem a CTBMF). São autorizadas unilateralmente pelo Ministério da Educação e da Saúde e chanceladas por entidades acadêmicas como esta da Universidade Federal de Goiás (que tem vagas para programas envolvendo CDs na hematologia, pediatria e cuidados intensivos, veja aqui).

Seus conteúdos programáticos, sua carga horária, qualificação dos docentes e preceptores, os critérios para o corpo discente, os locais de atuação e os serviços a serem realizados pelos residentes não possuem a normatização da principal entidade reguladora e fiscalizadora da Odontologia no Brasil, o CFO.

Após formados, os residentes, também infelizmente, não terão garantidos os reconhecimentos de seus diplomas pelo CFO e assim não poderão ser denominados especialistas. Também não poderão se auto-intitular “Oriundo de residência multiprofissional reconhecidas pelo MEC-MS” e muito menos divulgar isso já que não é permitido pelo código de ética da profissão, apesar de dedicarem quase 6 mil horas de carga horária e de adquirirem vasto conhecimento e vivências no ambiente hospitalar. Além disso, não poderão se inscrever em concursos que sejam direcionados aos especialistas do CFO, embora possam tentar por vias legais.

Mas, como qualquer cirurgião dentista, estarão aptos a competir pelo promissor e disputado mercado da Odontologia Hospitalar com os especialistas já reconhecidos pelo CFO. Muito embora o CFO, até hoje, nunca tenha exigido que os dentistas especialistas (ainda excetuando a CTBMF) tenham tido a fundamental vivência hospitalar na sua formação, apesar de constar no código de ética a necessidade de normatização desta atuação pelas regras do CFO.

Você quer ajudar a corrigir esta distorção que não é boa para ninguém?

Procure a Comissão de Odontologia Hospitalar do seu CRO, deixe seu depoimento nos comentários abaixo ou torça para que ocorra um encontro este ano onde todas estas arestas sejam aparadas para a concordância e felicidade geral, afinal o mundo parece que não vai acabar mesmo.

__________________________

Uma resposta para “Mais residências multiprofissionais para os cirurgiões dentistas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *