Pesquisa sobre causa da Odontalgia Atípica

Você já teve algum paciente manifestando dores após tratamentos endodônticos, exodontias, instalação de implantes ou cirurgias periodontais sem que nenhuma explicação lógica fosse encontrada?

Casos como este podem estar relacionados a alterações em estruturas nervosas, periféricas ou centrais, que prolongam o tempo de dor a despeito da cicatrização local, na mucosa ou dentro do osso alveolar, ter se dado sem qualquer problema.

O estudo das vias nervosas condutoras do estímulo de dor pode trazer uma nova perspectiva na compreensão da Odontalgia Atípica, tão desagradável para o paciente e mesmo para o profissional, que, em geral, fica bastante desconfortável e sem justificativas para a situação.

A pesquisa está sendo realizada no Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF, na Unidade de Pesquisas Clínicas da Pós-Graduação em Neurociências, prédio da emergência – 4º andar (Niterói). O Coordenador da pesquisa é o Prof. Dr. Osvaldo Nascimento e será utilizada para minha tese de doutorado.

Os pacientes podem ser encaminhados para a avaliação médico-odontológica gratuita e, após comprovação do diagnóstico, serão realizados novos exames específicos da função neurocerebral. A pesquisa é aprovada pelo comitê de ética médica da Universidade.

Contatos para marcação de horários: (21) 7213-9156

Email: paulopimentel@medicinaoral.com.br

Para mais informações sobre a Odontalgia Atípica veja as referências abaixo:

http://www.dor.org.br/revistador/Dor/2006/volume_7/n%C3%BAmero_1/pdf/729_a734_Sbed.pdf

http://www.aaom.com/patients/atypical-odontalgia/

http://www.hindawi.com/journals/ijd/2012/518548/

2 respostas para “Pesquisa sobre causa da Odontalgia Atípica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *