Você já teve algum paciente manifestando dores após tratamentos endodônticos, exodontias, instalação de implantes ou cirurgias periodontais sem que nenhuma explicação lógica fosse encontrada?

Casos como este podem estar relacionados a alterações em estruturas nervosas, periféricas ou centrais, que prolongam o tempo de dor a despeito da cicatrização local, na mucosa ou dentro do osso alveolar, ter se dado sem qualquer problema.

O estudo das vias nervosas condutoras do estímulo de dor pode trazer uma nova perspectiva na compreensão da Odontalgia Atípica, tão desagradável para o paciente e mesmo para o profissional, que, em geral, fica bastante desconfortável e sem justificativas para a situação.

A pesquisa está sendo realizada no Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF, na Unidade de Pesquisas Clínicas da Pós-Graduação em Neurociências, prédio da emergência – 4º andar (Niterói). O Coordenador da pesquisa é o Prof. Dr. Osvaldo Nascimento e será utilizada para minha tese de doutorado.

Os pacientes podem ser encaminhados para a avaliação médico-odontológica gratuita e, após comprovação do diagnóstico, serão realizados novos exames específicos da função neurocerebral. A pesquisa é aprovada pelo comitê de ética médica da Universidade.

Contatos para marcação de horários: (21) 7213-9156

Email: [email protected]

Para mais informações sobre a Odontalgia Atípica veja as referências abaixo:

http://www.dor.org.br/revistador/Dor/2006/volume_7/n%C3%BAmero_1/pdf/729_a734_Sbed.pdf

http://www.aaom.com/patients/atypical-odontalgia/

http://www.hindawi.com/journals/ijd/2012/518548/