Curso de Odontologia Hospitalar da ABORJ

O Cirurgião Dentista clínico, nos dias atuais, ainda não recebe o adequado preparo acadêmico para ser considerado apto a circular pelo hospital com responsabilidade e amplo conhecimento técnico.

Também ainda não há, por parte do Conselho Federal de Odontologia, a normatização sobre qual o perfil adequado para esta atuação. A principal iniciativa de organização desta área está sendo realizada pelos Conselhos Regionais de Odontologia através da criação das Comissões de Odontologia Hospitalar (COH).

Estas comissões oficiais vêm se reunindo nos últimos anos e, dentre outras medidas, chegaram a um consenso de que é necessária a formação ampla do CD para saber lidar com os principais protocolos relacionados aos pacientes sistemicamente comprometidos.

Também devem ser orientados a atuar em todos os setores hospitalares incluindo o ambulatório, enfermarias, UTI, emergências e centros cirúrgicos, além de possuírem a capacidade de trabalhar em interdisciplinaridade e com os diversos níveis de atenção à saúde.

Atendendo a um anseio da classe odontológica por mais conhecimentos sobre a atuação no ambiente hospitalar os Professores Paulo Pimentel e Jorge Barbosa, membros da (COH) do CRORJ, coordenarão um curso modular com oito meses de duração, na ABORJ, onde vários aspectos da clínica odontológica adaptada ao ambiente hospitalar serão apresentados.

Em 24 e 25 de maio haverá o primeiro módulo, no qual serão apresentadas as condutas básicas exigidas em um hospital desde a interpretação dos relatos de um prontuário e descrição dos eventos observados e realizados, até a estruturação de um serviço de Odontologia Hospitalar.

Outro tópico deste módulo é a atuação do Cirurgião Dentista nas UTIs, onde existem rotinas nas quais é preciso a adequação do meio ambiente oral para a prevenção de doenças sistêmicas.

Os professores do curso são CDs, médicos, enfermeiros e outros profissionais habituados a realizar procedimentos hospitalares sendo, em sua maioria, referências acadêmicas e clínicas da rede hospitalar do Rio de Janeiro.

Vários deles são também membros da COH do CRORJ, como o professor Héliton Spíndola, do INCA e UNIGRANRIO, ou colaboradores como os professores Wellington Cavalcanti, ex-chefe do Serviço de Odontologia do HEMORIO, Marcia Hirata, do Serviço de Odontologia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Central da Aeronáutica, Diva Claudia Almeida, do Departamento de Periodontia da UVA e Hospital Federal da Lagoa, Almir Oliva Filho, responsável pelo Departamento de Odontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Paulo Moreira, do Instituto Nacional de Cardiologia.

Além destes, diversos professores também serão convidados, incluindo o presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro, o Prof. Dr. Jorge Eduardo Pinto e o Prof. Dr. Wladimir Cortezzi, Especialista e Mestre em CTBMF, Doutor em Odontologia e Chefe do Serviço de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Hospital Federal dos Servidores.

Neste primeiro curso serão oferecidas, em 136 horas, aulas teóricas e visitas programadas a hospitais de referência do Rio de Janeiro. Abrangerá ainda o estudo e debate sobre o atendimento aos pacientes com distúrbios da coagulação, doenças cardiológicas, neurológicas, nefropatas, com distúrbios metabólicos e oncológicos, entre outros.

Envolverá também conhecimentos integrados de diversas especialidades odontológicas como a Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Estomatologia, Patologia Bucal, Periodontia, Dor Orofacial, Odontogeriatria e Cirurgia Bucomaxilofacial.

Uma resposta para “Curso de Odontologia Hospitalar da ABORJ”

  1. Que Deus abençoe o professor Paulo Affonso Pimentel Junior em mais esta jornada rumo ao sucesso profissional dos demais colegas de classe.

Os comentários estão desativados.