Após a overdose de Odontologia que um congresso grandioso como o XXI CIORJ disponibiliza resta quantificar os resultados e planejar as próximas ações.

O Simpósio de Odontologia Hospitalar foi, mais uma vez, um sucesso. Apesar da renovação que foi feita através do convite a colegas que não haviam palestrado no último CIORJ, não houve qualquer prejuízo na qualidade das informações e das apresentações oferecidas.

Eu tive a honra de moderar a palestra da Profa. Ana Maria Antonelli, especialista em Prótese Dentária e Dentística Restauradora e atuante na Odontogeriatria, que nos brindou com conhecimento, dedicação e casos clínicos que mostraram a importância do saber odontológico restaurador na condução dos casos em pacientes especiais no ambiente hospitalar ou domiciliar.

Profa. Ana Maria Antonelli e eu em clique do Dr. Guilherme Peçanha do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos

Isto só mostra o crescimento que a área teve e seu vigor sedimentando de vez a OH na grade científica do CIORJ.

Obrigado aos Profs. Héliton Spíndola e Paulo Moreira pela organização.

___________________________

A mim e ao Dr. Jorge Barbosa coube a abertura de uma nova frente para a OH através da participação no stand do CRO-RJ na parte comercial do XXI CIORJ onde diálogos foram mantidos com a diretoria do CFO a respeito dos resultados dos últimos encontros e possibilidade de criação de um grupo de trabalho de Odontologia Hospitalar na principal entidade da Odontologia brasileira.

Também foram feitos contatos com membros da equipe de fiscalização do CRO-RJ sobre as resoluções da ANVISA que já instituem a necessidade da presença do cirurgião dentista no ambiente hospitalar, assim como a existência de um espaço físico apropriado, vide as RDCs 7 e 50.

Especial agradecimento é feito ao Dr. Afonso Rocha, presidente do CRO-RJ, pela generosidade na concessão do espaço, ao Dr. Maurício Moreira, do laboratório Gross, pelo patrocínio para a confecção dos folhetos de divulgação e dos demais colegas do GMOH-RJ, Drs. Marcia Hirata, Alberto Matos, Adriana Matos e Eloisa Assumpção.