Toxina botulínica colocando as coisas no lugar

No programa Bem Estar da Rede Globo em 20 de agosto, foi dedicado um programa inteiro à este importante recurso terapêutico, expandindo seu uso para situações funcionais, além das cosméticas.

Ver: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/toxina-botulinica-pode-ser-usada-em-outros-tratamentos-alem-das-rugas.html

Em determinada sessão é feita menção ao uso pela Odontologia, como auxílio no tratamento do bruxismo.

Idealmente seu uso deve ser indicado por cirurgiões dentistas especialistas no tratamento das disfunções da ATM ou outras especialidades relacionadas. Afinal a toxina botulínica não deve ser encarada como uma panaceia no tratamento das dores orofaciais, e saber fazer um bom diagnóstico é essencial.

Além disso a TB deverá ser oferecida como um aliado terapêutico e não como única alternativa no tratamento.

Por este motivo o Portal da Medicina Oral não apoia a realização de cursos de uso da toxina botulínica para CDs (hoje disseminados no país), cujo único objetivo seja a aplicação da substância (alguns inclusive com foco em cosmética). É preciso estar bem consciente e esclarecido sobre o diagnóstico onde as alterações neuromusculares possam estar desreguladas, além de todas as possibilidades de controle além da TB.

Só é cabível a formação profissional para a utilização da TB em serviços estruturados, especialmente na área da DTM e dor orofacial e OPNE, por exemplo, onde o bruxismo, o trismo e a hipersalivação constituem indicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *