Novo manual de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais

A bibliografia sobre o tema é ainda bastante escassa, por essa razão merece destaque o lançamento do livro O Paciente com Necessidades Especiais na Odontologia – Manual Prático. Na obra, a autora Maria Lucia Varellis aponta a importância dos cuidados na Odontologia para com os pacientes especiais, portadores de distúrbios neuropsicomotores.

Apesar do tema vir sendo estudado ao longo dos anos, a obra com 558 páginas que também está à disposição na versão on line, vem preencher preenche uma lacuna na área. Cada capítulo é estruturado de modo a abordar o passo a passo no atendimento dos pacientes, que compõem um grupo considerado de alto risco para o desenvolvimento de doenças bucais, de acordo com o tipo de patogenia sistêmica, alteração salivar, dieta cariogênica, alteração muscular e ineficácia da higienização. O livro traz, ainda, relatos de casos observados na prática clínica acadêmica na Faculdade de Odontologia da Unicastelo e no atendimento diário no consultório da autora e na APAE.

Maria Lucia Varellis formou-se pela USP, é especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e presidente da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do CFO. Entre 2003 e 2005 foi coordenadora Científica do Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência Mental e Saúde Bucal da APAE-SP.

Fonte: Boletim on line do CRORJ

____________________

Observações do editor do PMO: A Profa. Maria Lucia Varellis é também companheira atuante do CROSP tendo participação importante nas decisões institucionais da Odontologia Hospitalar brasileira. Muito sucesso com este livro!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *