HIGIENE BUCAL (HB) DO PACIENTE INTERNADO EM UTI ADULTO

Em post antigo deste portal foi citada a confecção de um protocolo de higienização bucal em pacientes de UTI.

Diversos colegas contribuíram para sua elaboração em época na qual as únicas referências eram experiências individuais ou citações de metodologias utilizadas em artigos publicados.

Os interessados em obter este material vêm continuamente enviando solicitações por email que são respondidas conforme o tempo disponível para isso (às vezes passam-se meses para as respostas).

No último envio alguns colegas criticaram o protocolo, dentre os motivos por já existir um mais recente elaborado pelo Departamento de Odontologia da AMIB (verhttp://cfo.org.br/wp-content/uploads/2013/09/PROCEDIMENTO_OPERACIONAL_PADRAO_HIGIENE_BUCAL_UTI.pdf).

É elogiável a distribuição desta rotina de cuidados bucais em ambientes de cuidados intensivos. Este – a elaboração dos protocolos multidisciplinares – deve ser um dos principais motivos da existência dos Departamentos de Odontologia nas entidades médicas, além da própria divulgação da importância da classe.

Que fique claro que não há qualquer intenção deste site em se equipar ou desmerecer esta publicação, cujo valor é de grande importância por se tratar de um trabalho de vários colegas dedicados dentro de uma entidade de peso como a AMIB.

Mas, a existência de outros protocolos, mais antigos ou mais novos, servirão de referência ou base de raciocínio para as evoluções que continuamente serão realizadas.

2 respostas para “HIGIENE BUCAL (HB) DO PACIENTE INTERNADO EM UTI ADULTO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *