Acreditação chega à Odontologia. ou: Há poucas justificativas que tornem a Odontologia uma área diferente de qualquer outra especialidade médica

Fonte: http://www.segs.com.br/seguros/27784-clinica-odontologica-omint-recebe-selo-de-qualidade-da-jci-accreditation.html

A Omint deu um passo decisivo para a expansão de suas operações no segmento de odontologia. A companhia acaba de conquistar o principal selo de qualidade internacional de saúde, a JCI Acreditation, para a clínica odontológica do grupo, a primeira do gênero a receber a certificação no ocidente. No Brasil, grandes hospitais como Albert Einstein, Sírio Libanês e Oswaldo Cruz contam com a certificação.

A Clínica é uma das mais sofisticadas do país, com um time de especialistas em todas as áreas da odontologia e equipamentos de última geração. São 19 consultórios distribuídos em duas unidades de operação, uma instalada na sede da Omint na região da Av. Cidade Jardim e a outra na Av. Berrini, ambas na capital paulista. O centro que atende tanto associados como pacientes particulares, faz cerca de 6 mil atendimentos ao mês.
A acreditação conquistada pela Omint é concedida pela Joint Commission International (JCI), a mais importante e tradicional instituição global dedicada à melhoria das condições de qualidade e segurança das empresas prestadoras de serviço na área da saúde, fundada em 1951 nos Estados Unidos.
De acordo com o diretor da Clínica Omint, o dentista Marcelo Jacob, foram dois anos de preparação para obtenção da certificação, envolvendo formalização de processos, estruturação de protocolos, treinamento de funcionários e o aprimoramento das práticas de higiene e segurança.
“Nossos parâmetros de segurança atingiram um nível de complexidade inédito no mercado brasileiro”, diz Jacob. “Também criamos processos que garantem a qualidade e o acolhimento do paciente, com padrões semelhantes aos dos melhores hospitais do Brasil”, comenta o gestor.
Para conquistar a acreditação, a Omint fez toda a padronização da prestação de serviços, estabeleceu programas de controle rigorosos de processos e procedimentos, e definiu indicadores para avaliar continuamente sua eficiência.
Case de sucesso (leia mais, no link acima, sobre a importância da acreditação)…

3 ideias sobre “Acreditação chega à Odontologia. ou: Há poucas justificativas que tornem a Odontologia uma área diferente de qualquer outra especialidade médica

  1. Mais importante que o próprio processo de Acreditação é adequar qualquer serviço de saúde, seja público ou privado, nas normas de Segurança do Paciente de acordo com a RDC 36 de 25 de julho de 2013, responsável pela criação do Núcleo de Segurança do Paciente e da melhoria dos processos de qualidade.

  2. Exato. Mas é mais uma adaptação do modelo de qualidade médica que, por óbvia correlação de interesses e serviços, vai precisar ser incorporado aos serviços odontológicos, sejam eles executados no meio hospitalar ou fora deste.
    Ou seja, a Odontologia se adaptando para ir seguindo atrás do conceito médico de saúde, sua origem e caminho natural.

    • Infelizmente Paulo, a maior parte dos nossos colegas ainda não sentem a necessidade de adequar os protocolos médicos à nossa clínica diária. Cito, como exemplo, a pouca importância que muitos profissionais dão ao prontuário e aos processos de manuseio e esterilização de material, bem como a manutenção de equipamentos. Mas, vamos chegar lá.

Deixe uma resposta