Fonte: http://www.ung.br/zf/noticia/4041-artigo-de-odontologia-esta-entre-os-10-mais-acessados-de-2014

Artigo de Odontologia está entre os 10 mais acessados de 2014

Publicado pelo Journal of Dental Research, conteúdo traz revisão sobre patógenos associados à periodontite

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UnG começa o ano com mais uma notícia para comemorar. Um artigo produzido por doutorandos e pós-doutorandos está entre os dez mais acessados de 2014 do Journal of Dental Research, veículo científico de maior impacto de toda Odontologia.

O estudo foi orientado pela profa. dra. Magda Feres e faz parte do projeto de pós-doutorado da pesquisadora Juliana Perez-Chaparro e da tese de doutorado da aluna Cristiane Gonçalves. O artigo traz resultados de uma revisão sistemática sobre o papel de novas bactérias orais no aparecimento e progressão da periodontite. “Atualmente, existem aproximadamente 10 espécies de bactérias orais que são associadas com a etiologia da periodontites, que são infecções que acometem os tecidos de suporte dos dentes e muitas vezes levam à perda dentaria. Esse artigo sugere que pelo menos outras 17 espécies podem ser apontadas como patógenos periodontais”, esclarece Feres.

Segundo a pesquisadora, um ponto interessante é que muitas dessas novas espécies nunca foram cultivadas e por isso não são identificadas pelos métodos tradicionais de diagnóstico microbiológico. “Esses dados podem guiar novos estudos sobre o real papel desses possíveis patógenos na etiologia das periodontites, contribuindo para o diagnóstico mais preciso dessas infeções e consequentemente, para o desenvolvimento de terapias preventivas e terapêuticas mais eficazes”.

Em agosto de 2014, o mesmo artigo foi recomendado pelo prestigiado site Faculty of 1000, com indicação do professor Robert Palmer, membro do National Institutes of Health (NIH) e importante pesquisador da área de microbiologia oral.

O F1000 é um diretório de artigos em Biologia e Medicina recomendado por um grupo de cinco mil cientistas e pesquisadores de todo o mundo. Basicamente, a página lista artigos que “devem ser lidos”, pois apresentam destacada relevância para diversas áreas da biologia e medicina.