No último fim de semana foi realizado o XV Congresso da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. A Odontologia foi prestigiada com várias apresentações orais e em forma de pôster, e teve o devido reconhecimento de sua importância no que se refere aos cuidados bucais gerais no CTI e na prevenção da pneumonia associada ao uso da ventilação mecânica.

Este reconhecimento se concretizou a) pela manutenção do Departamento de Odontologia da AMIB, b) com a efetivação da dedicada Teresa Márcia Morais no cargo de Presidente do departamento, c) pela organização, no próximo ano, do II Simpósio de Odontologia em UTI, apoiado pela AMIB, em fins de março na cidade de São Paulo e, finalmente, d) pela confirmação da presença da Odontologia no XVI Congresso da AMIB, em Porto Alegre em 2011.

Durante reunião no evento foram, ainda, discutidas questões administrativas sobre três temas gerais de interesse da Odontologia Hospitalar, a saber:

– Desenvolvimento do Instrumento de Organização e Procedimentos Odontológicos em Pacientes Hospitalizados: UTI

cash loans

lign: justify; line-height: 150%; text-indent: 1cm; margin: 0cm 0cm 10pt;”>- Criação de uma Comissão para levantar os conhecimentos e capacitações para que o Cirurgião-Dentista integre as equipes de saúde dos hospitais, promovendo atenção integral aos pacientes em leito hospitalar.

– Analisar e propor um novo perfil de profissional da odontologia para atuar em hospitais/UTIs, associando os diversos perfis de estabelecimentos de saúde do país.

Levei, como Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar e Medicina Oral do CRORJ, as sugestões que estamos pondo em prática no Rio de Janeiro, sobre a necessidade de envolvimento das principais entidades da Odontologia no assunto, ou seja, os Conselhos Regionais e o CFO. E ofereci um espaço no próximo CIORJ, em julho de 2011, para finalizar um documento a ser enviado ao CFO pedindo providências quanto ao seu papel de legitimar a Odontologia Hospitalar no Brasil, sugerindo uma forma de capacitação que seja um consenso nacional.

 

 

 

 

Obtive aprovação da proposta e me propus a auxiliar a comissão temporária do Departamento de Odontologia da AMIB no que se refere à elaboração de uma proposta institucional da AMIB para esta capacitação apropriada do Cirurgião Dentista que lhe permita atuar, com competência e legitimidade, na alta complexidade brasileira.