Recebendo atualizações do grupo Odontologia do Brasil administrado pelo diligente colega Marcos Santana (SE), tomei conhecimento da página do serviço de Odontologia do Hospital Albert Einstein (ver http://www.einstein.br/Hospital/oncologia/nossos-servicos/odontologia/Paginas/odontologia-paciente-oncologico.aspx). Pelo que se lê no site, parece ser um serviço focado nos protocolos do paciente oncológico abrangendo o controle da mucosite oral e apoio odontológico ao transplante de medula óssea.
É importante parabenizar a equipe (que infelizmente não é citada no link) pelo espaço conseguido e trabalho realizado, em um dos hospitais mais reconhecidos do país.
Mas acho relevante um comentário sobre o texto inicial do site onde é citado que “O Cirurgião-dentista especialista em pacientes com necessidades especiais possui conhecimentos gerais da genética…sendo capaz de proporcionar atendimento odontológico adequado durante tratamento médico e relacionar as possíveis manifestações bucais com a doença do paciente.“ Lido desta forma, tem-se a impressão que somente o especialista em OPE é capacitado para a atuação nestes pacientes, o que é injusto com outras especialidades e formações.
Penso que é importante se organizar a profissão para que os profissionais capacitados para atuar nas áreas da Medicina Oral sejam reunidos dentro de um espectro único. Esta é a melhor forma de se apresentar uma carreira profissional organizada, além de favorecer o reconhecimento multiprofissional.
_______________________________
Divulgação