No Mato Grosso

Fonte: http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=10193

Levantamento do Ministério da Saúde prevê, para 2012, 9.990 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.180 em mulheres para o Brasil. Para a região Centro-Oeste a previsão é de 3 casos para cada 100 mil habitantes e para Mato Grosso a estimativa é de 120 casos em homens e 40 em mulheres.

Diante deste quadro preocupante, professores e acadêmicos do curso de Odontologia da Univag, em Várzea Grande (MT), promovem mais uma edição do Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca neste dia 24 de março. A equipe fará ações de prevenção das 8 às 12 horas no campus da faculdade o que inclui exame para diagnóstico precoce do câncer bucal, realizando biópsias quando necessário e encaminhando o paciente quando a doença é confirmada através de exames laboratoriais.

(…)

__________________________

Também no Mato Grosso, mas em Dourados

Fonte: http://www.agorams.com.br/jornal/2012/03/academicos-se-unem-para-auxiliar-lar-do-idoso/

Na manhã de ontem os moradores do Lar dos Idosos de Dourados receberam visitas diferentes. Acadêmicos de Odontologia e Enfermagem da UNIGRAN, em parceria com Técnicos em Prótese Dentária da Iegran, ofereceram atendimento odontológico gratuitamente, inclusive a confecção das próteses que fossem necessárias.
“Para nós, ações desse tipo são de suma importância”, conta Sueli Aparecida da Rocha, gerente do Lar. Ela acredita que a participação do acadêmico faz com que ele tenha maior aceitação da sociedade quando formado.A ação faz parte de um projeto de extensão voltado aos acadêmicos da UNIGRAN, que busca oferecer ao futuro profissional a oportunidade de colocar em prática seu aprendizado, ao mesmo tempo em que usa suas habilidades para contribuir com a sociedade.

(…)

__________________________________

Em São Paulo

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=195346

A falta de informação é o principal problema na luta contra lesões bucais, inclusive o câncer de boca. Por essa razão, alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade Ibirapuera uniram forças para lançar a campanha Sorriso Seguro.

Durante os atendimentos, caso seja diagnosticada alguma alteração, o paciente é encaminhado para a realização de exames. Os atendimentos, bem como os exames, são gratuitos.

A primeira data para o início da campanha está marcada para 04 de abril. Demais dias para atendimento estão divulgadas no site da instituição (www.ibirapuera.br). Os interessados podem fazer cadastro por meio do telefone (11) 5694-7928 , segunda a sexta-feira, das 13 às 21h. O cadastro facilita o atendimento, pois tem o objetivo de evitar fila de espera. Serão atendidas pessoas de todas as idades.

(…)

_______________________________

Divulgação