Em encontro festivo foram entregues os certificados de conclusão do Curso de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar realizado no HFSE em 2011.
O curso de quase 400 horas realizado em um dos hospitais públicos mais tradicionais do país (o primeiro hospital brasileiro a criar um programa de residência médica e também a possuir uma UTI) e reconhecido como Hospital de Ensino pelo Ministério da Educação, teve, além do coordenador, duas profissionais do serviço de Odontologia do HFSE, 6 alunos externos e 6 preceptores, já com experiência em estomatologia, periodontia médica, CTBMF, dor orofacial e DTM e na própria atuação odontológica em alta complexidade.
Durante a realização do curso foram pactuados protocolos de atuação odontológica junto aos demais serviços do hospital, que continuam sendo colocados em prática, valorizando a saúde bucal e os profissionais responsáveis por sua manutenção.
Através de experiências como esta vê-se como é possível a criação de cursos que tenham os cuidados bucais como foco da atuação, sempre multidisciplinar, existente na alta complexidade; trabalhando conjuntamente com os serviços de saúde do hospital e da própria rede do SUS no estado.
Outra observação do curso é que nas centenas de horas de sua realização, os alunos e preceptores se dividiram por todas as dependências do hospital (centros cirúrgicos, ambulatório, enfermarias e UTIs), desde que fosse parte do protocolo ou que houvesse demando pela saída do profissional do ambulatório de Odontologia.
Abaixo foto do coordenador do curso e de quatro dos alunos (Luiz Ponciano, Isabela Castro, Luzia Mitsuuchi e Adriana Mattos) que receberam seus certificados, “com louvor”. Todo agradecimento à chefia do Serviço de Odontologia, à Divisão de Ensino e Pesquisa e à Divisão Médica do HFSE que autorizaram o curso e propiciaram uma experiência das mais agradáveis a todos os envolvidos na atividade.