Na última quarta-feira, 25 de abril, foi ministrada palestra sobre os protocolos de cooperação entre a Enfermagem e a Odontologia no Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

Chama a atenção a importância que os serviços de saúde atuantes na alta complexidade dão às atividades de grupo. Semanalmente ocorrem sessões clínicas para estudos de casos, discussão de protocolos, organização administrativa e, mensalmente, debates científicos interdisciplinares.

Na palestra foi apresentada a necessidade de integração entre as duas profissões, no atendimento ao paciente em centro cirúrgico, nas enfermarias e, especialmente, nas UTIs.

Foi enfatizada ainda a importância do exame bucal desde o acolhimento até a alta, sendo mostrados alguns exemplos de situações normais, atípicas e condições mórbidas que exigem a presença de um CD para diagnóstico e terapias adequadas.

Também foi citada a necessidade de avaliação do paciente quanto a sua capacidade de autocuidado bucal no leito, sendo apresentadas situações onde a equipe de enfermagem deverá assumir este papel. Foi sugerida a existência de fluxogramas elaborados em parceria com o serviço de Odontologia para auxiliar nestas rotinas.

Finalmente, foi mostrada a necessidade de descontaminação oral nas unidades intensivas, especialmente para prevenção da pneumonia associada à ventilação, através de protocolos já aceitos e incentivados pelas principais entidades nacionais e internacionais de vigilância sanitária e de controle da infecção hospitalar. Foram expostas ainda situações onde um procedimento odontológico pode ser necessário para auxiliar no equilíbrio do meio ambiente bucal.

Abaixo as fotos do encontro:

Paulo Pimentel, com a equipe de educação continuada do HSL (Enfas. Candida Brito, Renata Oliveira e Leonice dos Santos)

Abaixo, a partir da esquerda, Enfa. Leonice, enfermeiras, residentes, estudantes de enfermagem e o Sr. Caio Dini (representante comercial da Politec Saúde)

(*) A atividade foi realizada a convite da Equipe de Educação Continuada em Enfermagem do Hospital Sírio Libânes e patrocinada pela Politec Saúde, representante comercial, no Brasil, da linha Sage de saúde bucal.