Em seu Código de Ética, editado pelo Conselho Federal de Odontologia, a profissão permite ao Cirurgião Dentista internar e assistir pacientes em ambiente hospitalar, porém é feita ressalva, no artigo 19, sobre a necessidade de obediência às normas do CFO para a atuação neste segmento.

Visando auxiliar os conselhos profissionais foram criadas as Comissões de Odontologia Hospitalar a partir de 2010, e, no II Encontro das Comissões realizado no RJ em 05 de outubro último, com a presença de 17 estados, elas foram normatizadas. Além dos representantes designados pelos Conselhos Regionais, também estiveram presentes oficialmente a SOBEP, a ABOPE e o CFO, representado pelo Dr. Outair Bastazzini. Além destes outros CDs interessados do RJ e de outros estados vieram prestigiar o encontro.

O nome das Comissões, que a partir de agora será “Odontologia Hospitalar”, sua estrutura administrativa, incluindo seus objetivos e funções são agora definidos e nacionalizados.

Em sua missão de auxiliar os conselhos, principal entidade da profissão e única responsável pelo exercício profissional e certificações, o II Encontro propôs o reconhecimento dos CDs já atuantes na área da Odontologia Hospitalar através de habilitação a ser conferida pelo CFO, segundo regras a serem definidas. Outra proposta foi que após esta habilitação somente sejam reconhecidos aptos ao exercício profissional neste segmento os CDs que cursarem um programa de residência.

Finalmente foi proposta a existência de uma representação oficial das Comissões junto ao CFO para assessorá-lo neste campo de atuação. Esta representação será composta por cinco representantes titulares e cinco suplentes das cinco regiões do país.

O caráter democrático, a cordialidade, a defesa incondicional dos interesses da profissão e a integração de conselhos regionais, além da participação do CFO e entidades da classe foram a marca deste encontro, que tem novo local e data para sua continuação e aprimoramento, em Natal (RN), no 1º semestre do próximo ano.

Acima imagem com o Dr. Outair Bastazini (representando o CFO) em primeiro plano e os representantes das Comissões de Odontologia Hospitalar dos 17 estados presentes.

Acima o Dr. Afonso Rocha, presidente do CRORJ, e a mesa que presidiu os trabalhos, Dra. Marcia Hirata (RJ), Prof. José Campos Sobrinho (RN) e Dra. Marília Vilela (RJ)