Em mais uma oportunidade de conhecer ideias, pessoas e pontos de vistas diferentes foi realizado nesta semana o encontro de Odontologia Hospitalar de Campos dos Goytacazes. Uma iniciativa da Dentista Sanitarista Rita Duarte e equipe.
Segue abaixo a aula que ministrei, revisada e abordando as questões legais, legislativas, políticas e institucionais. Também opiniões e novas possibilidades para a Odontologia Hospitalar.
Preencha o formulário e baixe a aula aqui.
Veja ainda algumas imagens:
Dr. Paulo Pimentel e Dra. Rita Duarte
Paulo Pimentel e a Assistente Social Margareth Vianna do INCA
E o Prof. Walmyr Mello do Hospital Samaritano – SP
__________________________
1 Comment
Parabéns ao Dr. Paulo Pimentel pela brilhante explanação do tema, sem contar a visão social, intensamente verificada em todas as postagens. Sim, porque seria simples demais deixar o ser humano sem tratamento, às custas da própria sorte; mas não, ele sempre visa o lado humano, deixando clara a NECESSIDADE SUPERVENIENTE DA MEDICINA ORAL nos hospitais de um modo geral e quiçá, no âmbito particular, desde que a família se disponibilize e disponha de meios hábeis a gerar o atendimento de odontólogos para o bom e fiel desempenho das atividades básicas nos nosocômios de todo o país e não apenas em estados isoladamente, como é o caso de São Paulo.
Para tanto, não basta levar o doente ao hospital, há que se mobilizar o nosocômio de forma a gerar o atendimento odontológico aos doentes não apenas no CTI, mas sim onde necessário for. E isto se faz de diversas formas, uma delas, é o Mandado de Segurança, como bem explanado no Encontro de Odontologia Hospital realizado em Campos nos dias 18 e 19 próximos passados; outra forma também eficaz seria uma
Ação de Obrigação de Fazer, fundada na responsabilidade civil hospitalar.