Em análise comparativa o Prof. Allan Ulisses, companheiro da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-SE, traz a tona a sugestão de equiparar algumas normas, já que ambas profissões estão sujeitas a direitos e deveres muito semelhantes.

Veja o artigo completo em: http://www.scielo.cl/pdf/abioeth/v18n2/art14.pdf

________________________

Os códigos de ética profissional são normas jurídicas (resoluções de autarquias federais) elaboradas pelos membros das mais diversas categorias de trabalhadores com o intuito de orientar a condutas desses profissionais no que diz respeito à ética na relação com os pacientes, com seus pares e com a sociedade.

O objetivo deste estudo foi realizar uma análise comparativa entre os Códigos de Ética Odontológica e Médica.

Observou-se que as diferenças entre estes documentos deontológicos surgem muito mais em virtude das particularidades de cada profissão do que por abordagens distintas frente a problemas similares.

Concluiu-se que os Códigos de Ética Odontológica e Médica apresentam muito mais pontos em comum do que diferenças, mas seria interessante que os Conselhos de classe ao propor atualizações e modificações dos seus atuais códigos observassem o que as outras profissões da saúde contemplam em suas normas deontológicas…

________________________