Conforme noticiado recentemente, há um interesse das Comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs em auxiliar na criação de certificação dos CDs que atuarão nos hospitais.

Para que isso ocorra deverá haver, inicialmente, o respaldo do CFO. Também uma série de acordos deverão ser levados adiante com entidades da Odontologia. Finalmente entidades Multiprofissionais poderão validar em conjunto estes profissionais para atuação em segmentos específicos.

Um grupo de trabalho está sendo proposto ao CFO para levar adiante esta ideia, que não é nova. Abaixo alguns sites e informações sobre ações semelhantes realizadas entre a Enfermagem, Fisioterapia e a AMIB, esta uma entidade de Medicina Intensiva, a quem não cabe o papel de certificar profissionais de outras áreas da saúde que não médicos.

ENFERMAGEM

http://www.abenti.org.br/

http://www.amib.org.br/detalhe/noticia/abenti-e-amib/

https://www.medicinaoral.org/wp-content/uploads/2013/07/Estatuto-ABENTI-4.pdf

FISIOTERAPIA

http://www.assobrafir.com.br/

http://www.assobrafir.com.br/noticias_abre.asp?id=115&area=2&secao=2

http://www.coffito.org.br/conteudo/con_view.asp?secao=26

Além da área do intensivismo, existe a possibilidade de se criar parcerias na certificação em diversas outras áreas de conhecimentos multiprofissionais com aplicação hospitalar como em cardiologia, neurologia, oncologia, hematologia, endocrinologia, sono, etc..

Porque o papel de certificação de um CD é prerrogativa exclusiva do MEC, CFO ou de entidade a ser indicada por estes.