Em conversa com importante representante da Odontologia Hospitalar junto à SOBEP o Portal da Medicina Oral obteve informações sobre as reuniões envolvendo a OH no último congresso da SOBEP em Salvador, em julho último.

No contato foi informado que a SOBEP irá apoiar as Comissões de OH dos Conselhos de Odontologia, sendo recomendada a participação ativa de seus membros nos encontros estaduais e nacional; e que a SOBEP quer se propor a ser uma das entidades a chancelar a certificação do cirurgião dentista atuante no segmento hospitalar, reconhecendo, no entanto, que este papel também poderá ser exercido conjuntamente com outras entidades representativas da Odontologia brasileira.

Foi exaltada a importância dos associados da SOBEP na produção científica brasileira relacionada à Odontologia Hospitalar.

Também foi comentado que, em reunião com aproximadamente 160 membros, a SOBEP não concordará com a certificação de cirurgiões dentistas, para a atuação hospitalar, por entidades médicas.

_____________________

Observações do administrador do PMO:

Como CD atuante em segmentos da Estomatologia e representante da Odontologia Hospitalar junto ao CRO-RJ só tenho elogios às decisões da SOBEP. Espera-se que tanto as entidades que representam as especialidades da Odontologia, quanto o próprio CFO, entendam a importância destas decisões. E que não exista passividade dos líderes da profissão quanto ao aspecto negativo de se permitir a regulação desta área por entidades alheias à vida institucional oficial da profissão.