“O boletim do CRO de abril de 08 convida Especialistas em Práticas Integrativas para envio de trabalhos científicos publicados em Hipnose, Acupuntura, Fitoterapia, Florais , Homeopatia e Laserterapia. Há um processo no CFO para o reconhecimento dessas especialidades.”
Eu penso que o uso dessas terapias, quando devidamente comprovadas através de estudos randomizados, duplo-cegos, placebo controlados, multiinstitucionais e longitudinais, deve ser disponibilizado por todos os Cirurgiões Dentistas. Há uma pressão para a criação de novas especialidades que, a meu ver, não é construtiva para a profissão. Além disso, me causa estranheza que o uso de Florais seja incluído nesta relação. Não sou conhecedor desta terapia e não posso julgar quanto à sua efetividade, mas todos tivemos a notícia recente de que seu uso foi vetado aos Médicos por não ter comprovação científica.
Tomara que nossas lideranças profissionais tomem a decisão correta, mas eu espero que não seja aprovada esta nova especialidade, apesar de reconhecer o valor da Hipnose, Fitoterapia, Laserterapia e a importância da técnica de agulhamento de pontos dolorosos de origem muscular.
Espero que as especialidades já existentes, que são muitas, recebam maior atenção dos órgãos reguladores da profissão.
Espero que a Residência Odontológica, no futuro, seja a verdadeira pós-graduação clínica em Odontologia, principalmente nas áreas do conhecimento da Medicina Oral.