A atuação odontológica no atendimento de pacientes especiais (crianças, idosos, grávidas e excepcionais) e pacientes com comprometimento sistêmico exige um embasamento nos protocolos de atendimento em Medicina Oral. Para sua aplicação, o Cirurgião Dentista deve ser preparado e muito bem informado nas diversas complicações e peculiaridades que esta modalidade de atendimento oferece.
No Hospital dos Servidores do Estado, pertencente à rede do Ministério da Saúde no município do Rio de Janeiro (e cuja missão fundamental é o Ensino e a Pesquisa, além do digno atendimento aos pacientes), começamos a implantar esta metodologia de atendimento. Com a ajuda da Chefia do Serviço de Odontologia, representada pelos doutores Paulo Gulberfain e Victor Abreu e do Centro de Estudos do Hospital iniciamos em março de 2008 o 1º curso de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar.
O curso tem a finalidade dupla de propiciar informação aos alunos (todos CDs) e fomentar o envolvimento dos Staffs para essa nova dinâmica de trabalho. A existência de serviços de Odontologia em Hospitais de grande porte só se justifica se a estruturação do atendimento priorizar a Medicina Oral no atendimento clínico odontológico (ambulatorial, cirúrgico e motivação para prevenção em enfermarias com pessoal auxiliar e pacientes internados) e suas 4 especialidades-pilares, a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF), Patologia Bucal, Estomatologia e Dor Orfacial e Disfunções da ATM.
Na elaboração dos protocolos serão utilizadas referências bibliográficas reconhecidas (Sonis, Silverman, Pertes, Neville, Petersen, Jornal 5 Oral , Jornal Orofacial Pain e outros) aplicadas às condições individuais deste Serviço e Hospital. Serão ainda consultadas as clínicas médicas do HSE quanto ao seu interesse na construção destas rotinas interdisciplinares de atendimento.
A Odontologia historicamente sempre foi representada nos Hospitais pela importante participação da CTBMF. Hospitais que possuem um Serviço de Odontologia completo são raridades, especialmente no setor privado. Comumente são vistos apenas nas Forças Armadas, meio Acadêmico e Hospitais Públicos. Espero que nossa iniciativa no HSE possa resultar em um modelo racional e fundamentado em bases científicas aplicado às condições específicas deste Centro de Saúde para um atendimento odontológico completo. E que sirva de semente para a implantação da Residência Odontológica neste Hospital que tem no seu currículo a 1ª Residência Médica do Brasil.
Qualquer ajuda informativa (gestão, administrativa e científica) e financeira, à esta iniciativa é bem vinda e este site servirá para a divulgação e aprimoramento do que for sendo aplicado.