Caso publicado pela Dra. Andréia Perlingeiro

A queixa principal de pacientes edêntulos que utilizam uma prótese total convencional está relacionada com a movimentação de suas próteses. Além disso, pode haver desconfortos, dores e traumatismo sobre o nervo mentoniano.

Depois de uma tentativa inicial de adaptação a este tipo de prótese, muitos pacientes procuram por implantes e a fixação de implantes na região anterior de mandíbula é uma excelente alternativa para a reabilitação de pacientes totalmente desdentados.

O caso clínico abaixo refere-se a uma Overdenture. Consiste na colocação de 2 implantes tipo o-ring (sistema de encaixe) retidos em uma prótese total removível. Este sistema propicia um aumento considerável na estabilidade se compararmos com as próteses convencionais. O custo deste tipo de Reabilitação também é mais acessível para o paciente se compararmos com uma prótese fixa sobre implantes.

Paciente B.Z., 83 anos, ausência total de dentes nas arcadas superior e inferior, procurou atendimento, pois tinha como queixa principal a falta de estabilidade de sua prótese inferior. Os dentes foram retirados há mais de 15 anos. As fotografias ilustram as principais etapas do tratamento, bem como a atrofia (redução do volume ósseo) mandibular.

Fig 01- Implantes instalados

Fig 02- O-rings instalados

Fig 03- Reabilitação Final.