Recebi o interessante texto abaixo de uma acadêmica de Odontologia que não quer deixar de lutar pelos seus sonhos. Por enquanto ela prefere que fique anônimo.

“Caro Paulo Pimentel,

Peço licença pra contar um pouco mais de minhas dúvidas e anseios.
Estou terminando agora em junho minha faculdade de odontologia e tenho 22 anos. Desde pequena sempre quis ser dentista sem um motivo aparente… fiz vestibular e passei.
No início da faculdade nunca me interessei pelas disciplinas convencionais, li em algum site na internet que existia uma tal de odontologia sistêmica e coloquei na cabeça que era isso que eu queria….
Depois fiz uma optativa de medicina legal, e queria ser Odontolegista…
Por fim, nesse período, tive uma aula com um dentista especialista em Odontologia Oncológica do INCA e pensei: “É isso que eu quero!”
Nunca me fascinei pelas disciplinas mais técnicas (ao meu ver)… talvez eu não tenha muita habilidade manual, talvez eu queira mais do que abrir e fechar buracos…talvez eu queira cuidar de pessoas e não de dentes… Não pense que sou uma frustrada que gostaria de ser médica, não sou não, nunca pensei nisso… queria mesmo ser dentista… mas não sabia que, para a maioria, ser dentista era apenas olhar os dentes!!
Durante muitos momentos pensei em desistir… pensei que não “dava pra coisa” e agora que o fim da faculdade se aproxima, minhas dúvidas e minhas incertezas aumentam cada vez mais!!
Ultimamente tenho pensado muito em levar minha iniciante carreira para um lado mais abrangente do que preparos e provisórios.. Já fiz inclusive atualização em dentística… sei da importância de saber fazer bem esse tipo de coisa… ainda mais no início… estava pensando até em fazer um curso de endodontia… mas, definitivamente, não é fechada num consultório que eu quero ficar…
Gosto de cirurgia, mas sei lá, acho que não faria Buco maxilo… por todos os preconceitos que envolve e toda a dedicação que demanda… (pretendo casar, ter filhos…) fiz um ano de estágio no Salgado Filho, e fiquei completamente apaixonada pela atmosfera do hospital…
Pensei muito em fazer Odontologia para pacientes especiais… gosto inclusive de atender crianças, e os pacientes com limitações motoras e mentais me fascinam… parece que ouvi um chamado sabe…. como as freiras dizem… acho que tenho que cuidar desse tipo de pessoa…
A área de oncologia me agrada bastante…. assim como a estomatologia em geral…
Há alguns meses comprei o Silverman de Medicina Oral… durante toda a faculdade meu sonho sempre foi comprar esse livro… mas sempre tinha que comprar outros mais urgentes para estudar, por exigência da faculdade…
Peço desculpas por todo esse desabafo… mas quando vi no seu blog que existia um curso que envolve tudo que eu amo na odontologia… fiquei muito animada com a possibilidade de realizar meu sonho…
Meus amigos me acham meio doida por isso, meus professores me vêem com aquela cara de “Coitada vai morrer de fome!” e meus familiares me olham como quem diz “Mas se ela não quer cuidar de dente gastei dinheiro a toa”… Mas, sinceramente, acho que temos que fazer o que nos faz feliz e eu realmente só me vejo feliz no futuro se eu estiver dentro de um hospital, cuidando dos pacientes internados, de patologias orais e de pacientes que necessitam de atenção especial….

Mais uma vez peço desculpas por te alugar… agradeço se você chegou até aqui lendo tudo isso que eu tento explicar para as pessoas, mas elas parecem não querer entender, (exceto meu noivo que foi o único até hoje que me deu força… talvez por ser enfermeiro!)

Queria que você me informasse sobre o curso e se vai abrir uma nova turma quando terminar essa… é minha última esperança de ser feliz!! Espero que possa me ajudar!!!
Não pense que eu sou uma louca carente e descontrolada, só estou um tanto quanto apavorada com o final da faculdade!

Bom, isso é tudo!”