O QUE SÃO DORES OROFACIAIS ?
São dores agudas ou crônicas localizadas na boca e face e que às vezes se espalham por pescoço, cabeça e ouvidos. As causas podem ser doenças em: articulações (ATM), dentes, gengivas, faringe, músculos, vasos e nervos. Podem ocorrer por seqüela de traumas ou ser o primeiro sintoma de um Câncer.
O QUE É A DISFUNÇÃO DA ATM?
São sensações que ocorrem ao abrir a boca, mastigar e bocejar. Manifestam-se como dores na face, cabeça, ouvido, sensação de pressão, aperto, estalos, crepitações, latejamento e pontadas. Podem ser causadas pelo bruxismo (ranger de dentes) noturno ou diurno e geralmente é acompanhada de dores no pescoço e zumbidos.
O QUE FAZER SE TIVER ESTES SINTOMAS?
Procure um dentista Especialista em Dor Orofacial. Esta especialidade, reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia é a recomendada para o primeiro atendimento em dores de origem obscura ou de difícil avaliação.
O tratamento depende de um correto diagnóstico e é direcionado à causa. A maioria dos casos é tratada com medicamentos, exercícios, fisioterapia, confecção de aparelhos oclusais intraorais e correção do posicionamento dentário e mandibular.
E NAS DOENÇAS DA BOCA ?
Doenças bucais que se manifestam como dor, feridas, nódulos, úlceras, bolhas, manchas brancas, vermelhas, tumefações na face e gânglios infartados são avaliados pelos Dentistas que estudam as Patologias Bucais. Uma consulta a este profissional deve ser realizada para, entre outras, observar a presença de lesões pré-malignas e malignas (Câncer). Neste caso o diagnóstico precoce pode limitar o dano ou mesmo salvar a vida.
Paulo A. Pimentel Jr.
Especialista em Dor Orofacial, Disfunções da ATM
Mestre em Patologia Bucal
Agora também no Centro da dor em Niterói