Caro(a)s Colegas,
Recebi o depoimento de um colega Bahiano que atua na área da Odontologia Hospitalar e repasso a todos.
“Prezado Paulo,
Desde janeiro de 2005 desenvolvo um serviço de atenção odontológica aos pacientes do Hospital Espanhol, aqui em Salvador. Procurei pacientes considerados de risco, iniciando com avaliação e tratamento odontológico dos pacientes renais crônicos (os quais me falaram sobre como eram “rejeitados”por nossos colegas quando diziam ser renais crônicos em hemodiálise). Assim, procurei eliminar deles potenciais focos infecciosos bucais, como doença periodontal sem controle, cáries profundas, restos radiculares, proteses mal-adaptadas, etc. Sempre chamando a atenção para estes cuidados como sendo de vital importância para um transplante futuro. Depois de transplantados, eles continuam comigo para consultas rotineiras e controle da saúde bucal.
Sempre sou chamado para atender pacientes que desenvolvem patologias bucais devido à baixa imunológica, como abscessos dentários, DP sem controle, candidíase, herpes, e para preparar alguns pacientes, no que se refere à saúde bucal, para alguns procedimentos cirúrgicos, como implantação de gastrostomas.
Paralelamente, avalio 3 vezes por semana, os pacientes do CTI, buscando eliminar focos infecciosos e avaliar a qualidade da higiene bucal realizada pelos técnicos de enfermagem, que agora utilizam Digluconato de Clorexidina 0,12%, ao invés de “CEPACOL”, como era feito antes. É claro que, junto com a equipe médica e de enfermagem do CTI, promovemos antes um pequeno curso de informação sobre a importância da boa higiene bucal do paciente de CTI, para seu rápido reestabelecimento.
E, finalmente, como periodontista, avalio previamente todos os pacientes submetidos a cirurgias cardíacas, tratando-os sempre que possível ou solicitando seu retorno para posterior reavaliaçao minha, após a qual emito um laudo para a equipe de cardiologia cirúrgica.
Este é um breve resumo das atividades que desenvolvo no ambiente hospitalar, e estou disposto a compartilhar com todos que considerem importante este trabalho.
No proximo dia 04/11/2008, estaremos em pleno Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, para o qual fui convidado como conferencista para o tema “Odontologia Hospitalar: um novo conceito, um novo campo de trabalho”. Desde já fica aqui o meu convite para vc e todos aqueles que quiserem rever ou conhecer um pouco mais a Bahia, além de me honrar com a presença na conferência.
Vamos manter contato sempre.
Dr. Carlos Castro Rivas (www.rivasodontologia.com)”
Mais notícias em http://www.hospitalespanhol.com.br/noticias/noticias/hospital-espanhol-comemora-sucesso-do-servico-de-odontologia-hospitalar