Parabéns!!!
Ontem o site completou 1 ano de vida. O primeiro post, publicado em 09 de março de 2008 tratava do escopo da medicina oral. Completou-se 1 ciclo completo onde foi possível a comunicação entre vários colegas sobre algumas das situações que ocorrem na prática da Odontologia baseada em Medicina Oral. Atualmente contabilizamos quase 29 mil acessos com uma média de 120 acessos diários e um total de 90 “assinantes” inscritos no site recebendo automaticamente todas as mensagens postadas.
Nesses 12 meses noticiamos grande parte dos eventos de especialidades ligadas à medicina oral, especialmente no Rio de Janeiro, e fechamos o ano com o primeiro evento do estado especificamente direcionado à Odontologia Hospitalar e Medicina Oral, não esquecendo a Dor Orofacial, também abordada neste evento.
E então? O que mais pode ser almejado? Quais objetivos podem ser planejados para os próximos meses?
Qualquer opção deve ser norteada pelas possibilidades de se gerar um potencial de ação. Melhor dizendo, a Medicina Oral, para se consolidar e tornar-se uma realidade, acadêmica, institucional e profissional, deve gerar lucro. Qualquer atividade econômica só se estabelece na medida que são satisfeitas as necessidades do capital. A criação de um site, a realização de eventos, a divulgação de cursos, o próprio projeto de lei do Dentista na UTI e a viabilização profissional da Medicina Oral/Odontologia Hospitalar só serão factíveis se proporcionarem ganhos financeiros a todos interessados.
É notório que existem vários pontos em comum entre as especialidades que compõem a Medicina Oral (patologia bucal, pacientes especiais, CTBMF, dor orofacial e DTM e estomatologia, incluindo a periodontia médica, odontologia domiciliar e a própria odontologia hospitalar), mas o principal deles é que estamos em desvantagem financeira e corporativa em relação à outras especialidades odontológicas e até mesmo outras profissões da área da saúde.
É preciso concentrar esforços para atingir o principal público-alvo, a saber, os proprietários de hospitais, de convênios médico-odontológicos, o poder público, empresas do meio odontológico e médico, os profissionais da saúde (incluindo até nossos colegas), a mídia e a população geral. Sem a compreensão de todos do que é, e para que serve a Medicina Oral, não será possível fazer qualquer objetivo tornar-se realidade.
A idéia que proponho é a construção de um site. Na verdade um portal de Medicina Oral onde possamos reunir todos os interessados no tema e criar redes municipais e estaduais para fomentar a divulgação deste conhecimento em todo Brasil. Neste portal faríamos a divulgação de profissionais que atuem na área (o portal servindo de referência profissional para leigos que necessitem de serviços), contactaríamos entidades representativas de todas estas especialidades, além do CFO, CROs, ABOs, entidades da Medicina, Enfermagem, faculdades e outras instituições.
Proporíamos a criação de eventos, abordagem a unidades hospitalares para implantação de serviços de Odontologia Hospitalar, convênios e mobilização para a importância da presença do Dentista Hospitalar, ou mesmo do conhecimento da Medicina Oral para o Clínico, em uma verdadeira campanha publicitária. Para culminar realizaríamos no próximo ano, em 2010, um Encontro Brasileiro de Medicina Oral/Odontologia Hospitalar com workshops específicos para as 6 especialidade afins.
Para financiar o projeto inicial de criação e manutenção do portal utilizaríamos:
· espaços no site para a propaganda de empresas privadas interessadas em divulgar seus produtos, ou outros fins;
· cursos e eventos;
· espaços diferenciados para profissionais autônomos que exerçam alguma especialidade da Medicina Oral.
A semente está lançada. Aguardo os interessados em fazer este sonho se tornar realidade.