Prezados colegas
Será realizado no próximo CIORJ, um Fórum sobre Medicina Oral e Odontologia Hospitalar abordando a questão da inserção do CD neste, ainda pouco explorado, mercado. O espaço disponibilizado será dividido em duas partes. Na primeira serão apresentadas experiências de sucesso na atuação odontológica em instituições hospitalares e sugestão de ações para a sua efetivação. Na segunda haverá oportunidade para um debate técnico e corporativo das condições de mercado sobre o tema. Serão enviados convites às Associações e Entidades interessadas no assunto (CFO, CRORJ, ABORJ, ABOPE, SOBRAPE, SOBEP, CBCTBMF, CDOSBC, ABRAOH, AMIB, SBED). É importantíssima a participação de todos.
(*) Aproveito para agradecer ao generoso Coordenador do Evento, Dr. Paulo Murilo Fontoura Jr. pela disponibilização do espaço. A Medicina Oral e a Odontologia Hospitalar agradecem.
T|ítulo do Fórum
Medicina Oral e Odontologia Hospitalar – Mercado atual
Ementa
A Medicina Oral, para se consolidar e tornar-se uma realidade, acadêmica, institucional e profissional, deve gerar lucro. Qualquer atividade só se estabelece na medida que são satisfeitas as necessidades do capital. A viabilização profissional da Medicina Oral e da Odontologia Hospitalar (MOOH) e o projeto de lei do Dentista na UTI só serão factíveis se proporcionarem ganhos financeiros a todos interessados, além dos já bem debatidos ganhos para a saúde do paciente.
É notório que existem vários pontos em comum entre as especialidades odontológicas que compõem a Medicina Oral (Patologia Bucal, Pacientes Especiais, CTBMF, Dor Orofacial e Estomatologia, incluindo a Periodontia Médica, e a própria Odontologia Hospitalar), mas o principal deles é que estamos em desvantagem financeira e corporativa em relação a outras especialidades odontológicas e até mesmo outras profissões da área da saúde.
É preciso concentrar esforços para atingir o principal público-alvo, a saber, os proprietários de hospitais, de convênios médico-odontológicos, o poder público, empresas do meio odontológico e médico, os profissionais da saúde (incluindo até nossos colegas), a mídia e a população geral.
Sem a compreensão de todos do que é, e para que serve a Medicina Oral, não será possível fazer qualquer objetivo tornar-se realidade.
Objetivos da Atividade
Apresentar a realidade da MOOH através da experiência profissional e acadêmica de profissionais envolvidos com o tema.
Debate com a platéia
Propor idéias para aglutinar os profissionais, entidades, sociedades, associações e instituições odontológicas visando uma mobilização para tornar financeiramente viável a atuação em MOOH.
Receber sugestões para mobilização da opinião pública em favor da MOOH junto ao meio médico e público leigo.
Discutir a criação de uma normatização institucional para a atuação em Odontologia Hospitalar.
Inaugurar um calendário de discussão permanente dos assuntos de interesse da MOOH
Estabelecer uma comissão coordenadora das atividades
Público-alvo
Cirurgiões Dentistas
Expectativa de presença
Com base nos últimos eventos realizados sobre o tema há possibilidade de reunir pelo menos 80 participantes.
Programa
- Duração: 4 horas
- Data: 18 de julho de 2009;
- Horário: 09 às 13 horas
- Local: RIOCENTRO em Jacarepaguá (auditório ainda a ser definido).