O editor de uma das revistas médicas mais influentes do mundo, o British Medical Journal, expressou de forma muito clara um dos principais problemas enfrentados pela Medicina Moderna: “Existem cerca de 30.000 revistas biomédicas no mundo, no entanto, somente cerca de 15% das intervenções médicas estão apoiadas em evidência científica sólida. Muitos tratamentos nunca foram avaliados”. Uma das respostas mais sistemáticas a esse problema foi dada por um movimento dentro da Medicina que ficou conhecido como Medicina Baseada em Evidência; “Um novo paradigma para a prática médica está emergindo. Nós o chamamos de Medicina Baseada em Evidência. Ele diminui a ênfase na intuição, experiência clínica não sistematizada, e a racionalidade patofisiológica como bases suficientes para a tomada de decisão clínica, e enfatiza o exame da evidência proveniente da pesquisa clínica”.

___________________________________________

Assim inicia o capítulo sobre Odontologia Baseada em Evidência (OBE) do Prof. Paulo Nadanovsky, do departamento de Epidemiologia da UERJ, uma das maiores autoridades no Brasil em epidemiologia odontológica.

Neste capítulo ele questiona várias situações cotidianas da clínica odontológica que, apesar de aparentemente aceitáveis, podem não ter, por enquanto, base científica que as justifiquem. Explica a consulta a bases de dados que devem fundamentar as decisões clínicas e os detalhes metodológicos que tornam uma publicação confiável.

Hoje, por exemplo, não se aceita mais que artigos isolados sejam utilizados como referência para condutas clínicas, então, revisões sistemáticas e metanálises adquirem cada vez mais importância e sua consulta deve se tornar cotidiana aos clínicos (ver capítulo 18 do livro), especialmente os que lidam com a Medicina Oral e Odontologia Hospitalar.

É um texto importantíssimo para os estudantes e profissionais de Odontologia que querem se manter atualizados, tomar decisões corretas, éticas e honestas para os pacientes.

Com a autorização do autor e da editora Atheneu estamos disponibilizando o capítulo 17 para download no link: https://www.medicinaoral.org/blog/wp-content/uploads/2009/09/obe_prof-nadanovsky.pdf, obrigado a ambos pela gentileza.

Mais informações sobre o livro “Epidemiologia e Bioestatística em Odontologia” dos Professores, Ronir Luiz, Antonio Costa e Paulo Nadanovsky, podem ser adquiridas no site da Editora Atheneu: www.atheneu.com.br.