A partir de setembro a Associação de Odontologia do Rio de Janeiro está oferecendo o atendimento clínico aos pacientes com dores orofaciais e disfunções da ATM (DOF-DTM). O tratamento a estes pacientes é de extrema importância, mas há dificuldade em se encontrar serviços especializados no Estado.

Outra dificuldade que existe é o pouco conhecimento da especialidade (reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia desde 2002) que lida com estas incômodas situações. Profissionais da área médica, e até mesmo odontológica, encaminham inicialmente seus pacientes para cirurgiões bucomaxilos, reabilitadores orais ou ortodontistas antes que estes encontrem os especialistas em DOF-DTM.

A proposta do grupo é atender os pacientes priorizando o diagnóstico e a realização de procedimentos reversíveis antes de qualquer encaminhamento para os serviços considerados irreversíveis (cirurgias, desgastes e movimentações dentárias), além do trabalho interdisciplinar com outras profissões da área médica.

É possível ainda a participação de Cirurgiões Dentistas e outros profissionais da área da saúde, como Fisioterapeutas e Fonoaudiólogos, nas atividades da clínica inscrevendo-se em uma capacitação oferecida nos meses de novembro e dezembro deste ano. Também serão ministradas aulas teóricas sobre os fundamentos da DOF-DTM. Informações podem ser obtidas no link: http://www.aborj.org.br/default.asp?menu=3