O texto abaixo foi publicado pelo Dr. Afonso Rocha, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.
______________________________
A imprensa tem destacado o caso de um cirurgião-dentista que teria extraído desnecessariamente todos os dentes de um jovem. O fato vem sendo motivo de comentário no meio odontológico e principalmente fora dele.
O que nos causa particular perplexidade é o tempo dedicado às especulações sobre o assunto e o número de pessoas ouvidas em entrevistas.
Se por um lado se sabe que as notícias desfavoráveis têm capacidade de penetração muito maior do que as boas notícias, por outro, é também certo que as boas ações ou vitórias são sempre vistas como de caráter individual, ao passo que atos negativos ou erros são atribuídos a toda a classe. Todos nós somos atingidos por essa exposição, que pelo seu conteúdo, causa impacto negativo, que perdura por longo prazo e causa efeito devastador.
A constante vigília é fundamental para prevenir eventuais consequências desabonadoras para a Odontologia. Essa deve ser a preocupação de todos, além da indispensável cautela para não emitir palpites sem fundamento, que acabam por semear mais insegurança em nossos pacientes e na sociedade como um todo.