* Entrevista feita por: Dra. Maria Cristina Brunetti

Qual a visão médica sobre a medicina periodontal? O Periodonto dá seqüência ao tema abordado em sua última edição pelo Dr F. Scannapieco, o qual apresentou a abordagem odontológica sobre o tema. A entrevista abaixo foi feita pela Drª Maria Cristina Brunetti junto ao Dr. Antonio Carlos de Oliveira Misiara, que foi um dos participantes do Periodontia 2004 do SENAC de São Paulo nos dias 27 e 28 de agosto.

(O Dr. Antonio Carlos de Oliveira Misiara é Médico Infectologista do Hospital Sírio Libanês e Médico Especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias deste mesmo centro médico).

O PERIODONTO – Qual a importância das doenças infecciosas respiratórias na medicina humana?

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Misiara – As infecções das vias aéreas superiores são as doenças mais prevalentes no homem, sendo a maior causa de procura a serviços médicos e a maior causa de absenteísmo no trabalho, tendo, pelo menos, grande repercussão sócio-econômica.

O PERIODONTO – Como as doenças respiratórias podem interferir na fisiologia normal da boca ?

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Misiara – Através da quebra de barreiras de imunidade inespecífica, as doenças respiratórias altas podem permitir a colonização da boca por outras bactérias, que não as usuais. Essas bactérias não usuais, por sua vez, alteram a fisiologia normal da boca podendo levar a um aumento de patologias periodontais. Por outro lado, a terapêutica utilizada nas doenças infecciosas das vias respiratórias, como o corticóide, podem também levar a uma alteração da imunidade específica, levando novamente a um desbalanço da microbiota normal da boca e suas conseqüências.

O PERIODONTO – Como, de maneira inversa, as doenças periodontais podem levar às doenças respiratórias?

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Misiara – Se a doença periodontal não leva necessariamente a um aumento das doenças respiratórias, acredita-se que ela possa, ao menos, provocar uma alteração no comportamento normal dessas doenças. Como a presença da infecção periodontal provoca alteração nas bactérias indígenas da cavidade bucal, pode-se esperar que doenças resultantes de microaspirações do conteúdo bucal sejam diferentes, do ponto de vista microbiológico, das doenças que ocorrem em pessoas portadoras de uma flora bacteriana normal na boca.

O PERIODONTO – O paciente portador de uma doença infecciosa das vias aéreas que evolui com maior gravidade ou que evolui de uma maneira não habitual é candidato a uma avaliação específica por periodontista? Passado o momento da doença, ou seja, após a cura, acho que seria interessante uma avaliação odontológica inicial e específica se houver indicação.

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Misiara – O paciente grave, em UTI, com sondas naso ou oroenterais, em que momento deve ser avaliado quanto à sua saúde bucal? Idealmente, antes de tornar-se um paciente de UTI. Do ponto de vista prático, assim que o seu estado clínico permitir não só a avaliação odontológica mas a abordagem terapêutica específica.