A Medicina Oral utiliza conceitos médicos para mostrar a importância da Odontologia na saúde sistêmica do indivíduo, assim, é plenamente cabível a visão da Odontologia Desportiva de forma integrada à MO.
No texto abaixo é apresentada parte de uma entrevista com um especialista no assunto enfatizando essa visão.
Fonte: Jornal da APCD – junho/2010
Saúde oral é fundamental para o bom desempenho do atleta
Carlos Sérgio de Araújo, Cirurgião-Dentista da CBF, explica de que maneira os problemas na boca podem influenciar no rendimento dos atletas:
…”outros problemas podem estar presentes na boca dos atletas. Alterações bucais como, por exemplo, má oclusão, respiração bucal, perdas dentárias, desordens na ATM, alterações gengivais e periodontais, cárie dentária, raízes residuais etc. podem levar à redução do desempenho do atleta.”
“Segundo o Cirurgião-Dentista da Confederação Brasileira de Futebol e professor da Faculdade de Odontologia da Unigranrio, Carlos Sérgio de Araújo, torna-se necessária a avaliação de um Cirurgião-Dentista com visão esportiva para o melhor rendimento do atleta. Em entrevista ao APCD Jornal, ele fala quais são os avanços e a importância da Odontologia Desportiva.”
“Às vezes, um ‘atleta de ponta’ não consegue atingir determinados resultados por conta de alguma alteração na corrente circulatória que pode ser de origem dentária ou de infecção na gengiva.”
“Pode ser que no decorrer de sua vida, o atleta tenha feito algum tratamento endodôntico e periodontal que não foi curado devidamente e, quando ele chega na fase profi ssional, é necessário refazer o tratamento. Isso é mais comum de acontecer na área de Endodontia, o tratamento de canal pode ocasionar um problema maior para esse atleta.”
“Na parte de Periodontia, as pessoas esquecem que o esportista é uma pessoa comum e que, muitas vezes, não faz a higiene bucal de forma adequada. Isso pode causar uma doença periodontal, e o Médico não tem competência para determinar o diagnóstico além de que pode provocar uma infecção na corrente circulatória ocasionando graves problemas. Por exemplo, prejudicar a recuperação de uma contusão no joelho ou muscular, além de vários outros problemas.”