ATA

No dia 03 de novembro último, houve a 1ª reunião sobre a normatização da atuação do Dentista no ambiente hospitalar. Compareceram vários profissionais ligados a Hospitais do Rio de Janeiro, a Serviços Públicos de Saúde, atuantes na clínica privada, do meio acadêmico e demais interessados na Odontologia Hospitalar e Medicina Oral. Ressalta-se a participação da Dra. Maria Thereza Fonseca Martins, representando o CRO de Minas Gerais, o Dr. Afonso Rocha, presidente do CRORJ, membros da Comissão de Odontologia Hospitalar e Medicina Oral do CRORJ, do Grupo de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do Rio de Janeiro (GMOH-RJ) e diretores e membros da Sociedade Brasileira de Medicina Oral (SBMO).

Inicialmente foi levantado o tema da participação da SBMO na Sociedade Brasileira de Diabetes e franqueada a integração com esta entidade. Em seguida foi discutida a relevância da participação de cirurgiões dentistas (CD) nas entidades representativas de áreas da Medicina, mas que não se pode deixar de valorizar a criação de uma entidade, delegada pelo CFO, que possa vir a congregar e coordenar os conhecimentos e normatizações para a atuação na Odontologia Hospitalar e Medicina Oral em integração com as demais áreas da saúde.

Logo após foi iniciada a discussão sobre qual seria a melhor forma de capacitação do CD que venha a atuar na Odontologia Hospitalar e Medicina Oral. Abaixo as propostas apresentadas:

1 – Uma sugestão foi a criação de uma capacitação (nos moldes da Analgesia Inalatória) que disponibilizasse ao CD as informações e prática necessárias.

2- Outra sugestão foi a realização de uma prova, semelhante à realizada em 2002 para as novas especialidades, que pudesse aferir dentre os CD brasileiros interessados na Odontologia Hospitalar e Medicina Oral, quem estaria apto a atuar nesta área (experiência comprovada em OH, trabalhos publicados, especializações ou pós-graduações em áreas afins). Após esta primeira seleção, os profissionais aptos atenderiam a demanda inicial do mercado da OH, sendo ainda os preceptores de uma futura geração de CD que seriam capacitados na forma de Residência (mono ou multiprofissional) semelhante ao modelo médico.

Ambas as propostas foram votadas e houve uma maioria, quase unânime, de aceitação para a primeira sugestão, porém, enaltecendo a segunda. Foi, então, apresentada uma terceira idéia que pudesse tentar conciliar as duas sugestões.

Devido a complexidade e abrangência do tema foi deixado a cargo do subgrupo científico do GMOH-RJ uma avaliação das pendências apresentadas (carga horária, seleção dos candidatos, reconhecimento pelo CFO, local das capacitações, professores envolvidos, grade de disciplinas, envolvimento de hospitais, participação do meio acadêmico) e uma nova reunião foi agendada para o início de dezembro para continuar a discussão.

Por votação foi aprovada a denominação de “Odontologia Hospitalar e Medicina Oral” para esta área de atuação. Os termos usados visam conciliar o atendimento na alta complexidade (Odontologia Hospitalar) com o realizado no nível de atenção básica, média complexidade, Odontologia Domiciliar e também nos consultórios privados, pois mesmo não sendo feito em hospitais, deverá seguir uma filosofia semelhante a Odontologia Hospitalar, porém baseada nos conceitos da Medicina Oral, um termo aceito e utilizado internacionalmente.

Foi confirmado o convite que será apresentado ao Prof. Wladimir Cortezzi (Professor-Associado da Universidade do Brasil – UFRJ – Chefe do Serviço de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Hospital dos Servidores do Estado – Rio de Janeiro. Residência em CTBMF, Especialista, Mestre, Livre-Docente, Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – UFRJ) para ser o palestrante da próxima reunião de dezembro.

Por aclamação geral, e também devido ao interesse das atividades, foi antecipada para as 17 horas o próximo encontro do GMOH-RJ, que ocorrerá no dia 01 de dezembro (quarta-feira) no auditório do CRORJ.

 

Finalmente, foi apresentada a candidatura da Chapa 1 (presidida pelo Dr. Afonso Rocha) para a eleição da próxima diretoria do CRORJ, em 24 de novembro próximo. Também por aclamação foi oficializado o apoio do GMOH-RJ a esta chapa, sendo conclamado aos colegas que se interessam pela Odontologia Hospitalar e Medicina Oral que atuem no dia da eleição para reforçar este voto de confiança em quem tem se empenhado tanto por esta causa.