Em junho deste ano aconteceu no Rio de Janeiro a reunião anual da Associação Brasileira de Sono. Como é um tema com variadas áreas de interesse participaram médicos (principalmente neurologistas, otorrinolaringologistas, pneumologistas e psiquiatras), dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e técnicos de laboratórios de sono que fazem exames como a polissonografia.

A Odontologia foi privilegiada com um simpósio com a duração de um dia inteiro onde foram apresentados dados e evidências favoráveis a participação do Cirurgião Dentista na prevenção e controle do ronco, da hipopnéia e da apnéia do sono (SAHOS), e concomitantemente nas suas consequências como superficialização do sono, fadiga e sonolência diurna, deficiências cognitivas e de memorização, depressão e alterações autonômicas e metabólicas.

A atuação do CD se baseia primeiramente na prevenção onde se detectam, durante a infância e adolescência, falhas no desenvolvimento ortopédico do complexo maxilofacial que futuramente causarão prejuízo à função respiratória. O tratamento será predominantemente ortodôntico ou ortopédico, e cirúrgico se houver indicações ortognáticas para tal.

No adulto a avaliação odontológica sempre deverá seguir uma avaliação médica onde se classifica o distúrbio do sono. Se o componente respiratório do trato aéreo superior for predominante há necessidade de avaliação otorrinolaringológica e, descartando-se essa possibilidade diagnóstica, pode recair sobre o Cirurgião Dentista a responsabilidade do tratamento.

A ressalva é feita pois casos onde há severas alterações respiratórias obstrutivas noturnas devem ser controlados com um dispositivo de pressão positiva de oxigênio (CPAP ou BIPAP). A indicação de aparelhos intraorais (AIO) nestes casos, onde há até mesmo o risco de morte súbita, além de não ser efetiva, pode protelar ou dificultar a adesão ao uso do CPAP. Cabendo então ao médico, e não ao CD, a decisão sobre a terapia adequada.

As SAHOS leve e moderada, além do ronco primário (onde não há a apnéia) podem ter a indicação de uso do AIO. Os tratamentos conservadores, como a confecção dos AIO para avanço mandibular ou de retenção e tracionamento lingual, sempre deverão preceder indicações cirúrgicas, mas há casos onde também estas poderão ser indicadas.

n O dentista deve tratar ronco e apneia do sono sem a avaliação médica prévia?

View Results

==================(*) Próximo Congresso Brasileiro de Sono (2011). www.sono2011.com.br