Recebi há alguns dias a solicitação para divulgação, neste site, de um curso de capacitação para Cirurgiões-Dentistas atuarem em UTIs.

Pedi para que fosse enviada a publicidade do curso, no que fui rapidamente atendido.

Ao analisar o material recebido notei alguns detalhes do curso que me fizeram responder o(a) colega, colocando ele(a) a par de algumas posições que tenho defendido no site, e que poderiam gerar um conflito de opiniões. Segue abaixo a minha resposta, sendo que, por ora, omitirei o nome do(a) Professor(a) e o local de realização do curso.

 

“Prezado(a) Professor(a),

Obrigado pela lembrança do site para sua divulgação do curso.

Eu não me oporei à divulgação da sua atividade mas, não posso deixar de mencionar que tenho uma posição formada sobre a questão da Odontologia em UTI.

Como venho expondo há anos no site www.medicinaoral.org, acho inadequada a formação nesta área sem que haja um preparo geral em “conhecimentos médicos aplicados à Odontologia”, internacionalmente conhecida como Medicina Oral. Veja no anexo a proposta de capacitação em MOOH elaborada pela Comissão de Odontologia Hospitalar e Medicina Oral do CRORJ, que inclui a atuação na UTI.

Vejo ainda uma exposição de uma entidade médica, no seu caso o(a) ___, respaldando o curso, e tenho receio que a chancela de associações da Medicina em cursos da Odontologia possam se tornar uma norma, fato este que não considero coerente afinal nossa entidade reguladora é o CFO.

Entendo que é do seu direito oferecer a formação, e não tenho dúvidas que seu esforço será o maior possível no sentido de preparar adequadamente estes profissionais para o trabalho nas UTIs, mas é um caminho que tenho constantemente alertado como não sendo o ideal, por não achar que seja o mais razoável à nossa classe.

O seu espaço para divulgação no site está assegurado, mas eu utilizarei, como sempre utilizo, a argumentação acima, no espaço dos posts, para não deixar de ser coerente com tudo que venho afirmando.

Atenciosamente,

Paulo Pimentel”

Lembro que aqui não há nada pessoal com o(a) coordenador(a) do curso, mas sim uma diferença ideológica sobre os rumos da profissão no campo da Medicina Oral e Odontologia Hospitalar, e no seu relacionamento com as outras áreas da saúde.

Estou aberto ao debate de idéias para que não seja tomado como dono da verdade neste tema tão instigante quanto polêmico, e assim que o(a) Professor(a) autorizar faço a divulgação do curso sem problemas.

(*) o texto foi escrito na primeira pessoa, mas, tanto no Rio de Janeiro, quanto por todo Brasil, venho constantemente recebendo opiniões de apoio a esta posição ideológica.