http://www.cropr.org.br/portal/noticias/?noticia=200

Representantes do CRO/PR participam de debate sobre Odontologia Hospitalar

Evento foi realizado de 20 a 23 de julho, no Rio de Janeiro

As Cirurgiãs-Dentistas Dra. Regina Martins Schmitt e Dra. Carolina Fernandes estiveram presentes no Rio de Janeiro, recentemente, representando o CRO/PR no 20.º Congresso de Odontologia do Rio de Janeiro (20.º CIORJ), realizado de 20 a 23 de julho, quanto também foi realizado o III Encontro de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar e o I Fórum das Comissões de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (MOOH) dos CROs.

O objetivo foi a apresentação de propostas para a legitimação institucional, acadêmica e cientifica da MOOH no Brasil.

A abertura foi feita pelo presidente do CRO-RJ, Dr. Afonso Fernandes Rocha, e pelo Dr. Paulo Pimentel, representando a Comissão do Rio de Janeiro e o Grupo de Referência em Medicina Oral, que expôs a situação e a necessidade de qualificação profissional de Cirurgiões-Dentistas nessa área.

De acordo com as representantes do CRO/PR no evento, a proposta da elaboração de um documento básico para ser enviado ao CFO sugerindo a regulamentação da área foi aceita e os pontos principais para discussão foram a escolha do nome para a área, o formato de pós-graduação (tipo, tempo, disciplinas, local, docentes, requisitos para entrada de alunos, etc), a entidade responsável pela regulamentação e o reconhecimento dos profissionais já qualificados.

Segundo elas as sugestões e ideias foram apresentadas por representantes de 18 estados brasileiros, onde todos tiveram a oportunidade de se manifestar e apontar assuntos que serão contemplados nesse documento destinado ao CFO, que deverá ser enviado para as entidades que participaram do evento, ou se fizeram representar, antes do envio oficial ao CFO.

As CDs explicam que presidentes das comissões já estabelecidas e representantes das comissões em criação expuseram suas experiências, resultados, dificuldades e dúvidas, e percebeu-se que as ambições e angústias são semelhantes e os objetivos são comuns, mesmo num país com tantas diferenças regionais.

A Sociedade Brasileira de Medicina Oral (SBMO) e Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar (ABRAOH) se fizeram representar pelo Dr. Luciano Vieira e Dra. Elaine Camargo, associações que têm se mostrado receptivas ao crescimento da MOOH. “Ficou claro que o foco principal deverá ser concentrado na criação dos grupos e comissões estaduais ligados aos respectivos CROs”, dizem as representantes do CRO/PR.

As Cirurgiãs-Dentistas explicam que questionamentos sobre a denominação “Medicina Oral e Odontologia Hospitalar” foram feitas e foi observado que os questionamentos não são preocupantes para os representantes das entidades presentes, pois o termo já é aceito internacionalmente e o CFM já se manifestou a respeito. “O objetivo é agregar todas as especialidades Odontológicas que direta ou indiretamente estão ligadas à área e tornar uma habilitação”, dizem.

As propostas sobre a forma da qualificação do profissional foi amplamente discutida, com relação à residência ou habilitação, e quanto a quem ficará a responsabilidade de capacitar, mas se sabe que as diretrizes serão rígidas. A intenção não é formar um comércio a partir dessa nova área, mas sim formar um bom profissional e habilitá-lo a esse novo conceito.

As CDs explicam ainda que foi colocada necessidade da divulgação para outros conselhos de classe para que haja conhecimento e interação multidisciplinar, mostrando a importância do Cirurgião-Dentista como parte integrante da equipe das especialidades da área da saúde.